Saiba seus direitos: a melhor forma de consultar a data do pagamento do INSS

Ao se inscrever no INSS o cidadão passa a ser um segurado do INSS e passa a ter possibilidade de receber diversos benefícios de acordo com a situação em que se encaixe, como por exemplo, o pagamento da aposentadoria, tudo que é preciso após fazer a requisição do benefício é acompanhar qual data ocorrerá o pagamento dele.

O segurado do INSS que recebe benefício seja de aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente ou alguma pensão por meio do INSS tem possibilidade de saber a data em que ocorrerá o pagamento do benefício sem precisar se dirigir a uma agência do INSS, de forma fácil, em qualquer lugar. É divulgada anualmente pelo INSS uma tabela que já traz previsto os dias que ocorrerão os pagamentos dos segurados.

Primeiro recebem os segurados que ganham até um salário mínimo, quem recebe mais que o piso nacional deve observar a data que recebe na tabela, pois ocorre em dia diferente ao daquele que recebe um salário mínimo.

Só é necessário que esse segurado saiba o número de seu benefício e ficará fácil descobrir o dia em que irá receber seu salário.

Leia mais: VÍDEO: Leonardo Gadelha garante que única reforma de sua responsabilidade é a da agência do INSS de Sousa

Quem deve seguir a tabela?

A tabela deve ser seguida por todos aqueles que recebem algum benefício do INSS, inclusive idosos com 65 anos ou mais, Pessoas Portadoras de Deficiência enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Mas como saber as datas em que ocorrerá o pagamento do benefício?

As datas modificam-se de acordo com o valor recebido pelo segurado, sendo necessário ainda observar o número do benefício, pois de acordo com esse é possível saber a data em que ocorrerá o pagamento do segurado.

Como fazer:

  • Olhe o número do benefício;

  • Desconsidera-se o dígito;

  • O último número será o número pelo qual o segurado deverá procurar na tabela para identificar as datas que receberá seu benefício.

Ex: O número do benefício do segurado é “123.567.789-8 ”

O números 8 não será considerado, pois na regra é estabelecido que exclui-se o digito verificador.

Então o número para saber a data do pagamento desse benefício será o número 9.

Não sei o número do benefício, onde posso encontra-lo?

O número do benefício pode ser encontrado na carta de concessão do benefício, ou no extrato previdenciário entre outros documentos.

Onde encontro à tabela do INSS?

O calendário de pagamento do INSS pode ser encontrado nas agências de atendimento da Previdência Social, em local de fácil acesso e visibilidade, nas agências da Caixa Econômica Federal e no próprio site da Previdência Social.

E no site de da Previdência Social, que pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento.

E se a data do pagamento do benefício for em um feriado?

Quando a data do pagamento do segurado cair em um feriado, o segurado não será prejudicado, não ocorrerá nenhum problema que o impeça de receber seu pagamento, o que acontecerá é que o pagamento será realizado no dia seguinte útil.

Quem recebe o valor de um salário mínimo deve seguir a tabela para saber em qual data acontecerá seu pagamento?

A tabela traz a data de pagamento tanto para aqueles que recebem o benefício no valor de um salário mínimo, quanto para os que recebem valor acima de um salario mínimo. É necessário apenas que se observe o último número do benefício do segurado, excluindo-se o número que é considerado o digito. E o ultimo número do benefício será utilizado para saber a data do pagamento. Na tabela ele estará no lado esquerdo e de acordo com ele as datas já estão estabelecidas nela.

Na tabela de 2019, para aqueles que têm o benefício com final 1, as datas são, por exemplo:

25/01; 22/02; 25/03; 24/04(…)

E se o valor do benefício for maior que um salário mínimo?

O procedimento para saber a data do pagamento do benefício de quem recebe valor maior a um salário mínimo é o mesmo daquele que recebe um salário mínimo. Deve-se observar o número do benefício, desconsiderar o número do digito e o observar o último número antes do digito, esse número será aquele que o segurado dele olhar na tabela para saber a data que receberá seu salário.

A tabela é disponibilizada mensalmente?

A tabela é disponibilizada anualmente e já traz todos os meses do ano com as respectivas datas dos pagamentos.

A data do pagamento sempre será a mesma do primeiro pagamento do ano?

A data do primeiro pagamento não estabelece que o benefício sempre seja pago na mesma data, é necessário observar a data que a tabela disponibilizada pelo INSS traz, pois as datas são diversas e modificam-se de acordo com o mês.

E se o saque do benefício não for realizado na data estabelecida na tabela o que acontece?

O segurado tem o prazo para efetuar o saque de seus benefícios utilizando seu cartão até fim do mês seguinte ao mês que foi disponibilizado o valor na conta (cerca de 60 dias), porém se passar desse período, o valor será devolvido ao INSS.

Dessa maneira o INSS busca facilitar a vida de seu segurado, pois disponibiliza uma tabela com as datas dos pagamentos para que esse segurado não precise ficar se deslocando até a agência ou realizando ligações para saber quando ocorrerá seu pagamento.

Fonte: https://www.saibaseusdireitos.org/consultar-beneficio-inss/

Leia também:

VÍDEO! Morte de vereador: comoção e honras militares marcam sepultamento no Sertão

7ª Vara e Equipe Interdisciplinar de Sousa realizam curso de formação para pretendentes à adoção

No Brasil e no exterior: as conquistas de um jovem sousense para o bem da fisioterapia