H1N1 ou pneumonia? Criança de seis anos é transferida do Hospital Regional de Sousa para Patos

Um menino de seis anos de idade deu entrada no Hospital Regional de Sousa, Sertão paraibano, na última terça-feira (30) com sintomas de doença respiratória e um quadro sugestivo para pneumonia ou H1N1. As suspeitas preocuparam a família e a equipe médica.

Inicialmente o paciente foi atendido no bloco infantil, mas no dia seguinte o quadro piorou com falta de ar. Uma nova avaliação foi realizada e ele foi levado para a área vermelha do hospital. Diante da situação, a recomendação médica foi pela transferência para a cidade de Patos, onde existe uma UTI pediátrica.

Leia também: Duas mortes por H1N1 em Sousa. E agora, quem poderá nos salvar?

Ainda em Sousa, foram feitos vários exames para que sejam avaliados pelo Laboratório Central do Estado, cujo resultado deve sair em até 30 dias. “O médico pediu para entrar com o tratamento do antiviral Tamiflu, e como segue o protocolo, foi realizada a coleta e em seguida enviada para o LACEN”, disse a diretora do HRS, Apoliana Ferreira.

Familiares informaram que desde o primeiro ano de idade, a criança é portadora de diabetes. Durante a permanência no HRS, os médicos observaram que a glicose estava descompensada.

Suspeitas mantidas

Em contato com o Hospital Infantil de Patos nesta sexta-feira (02), o diretor administrativo confirmou as suspeitas verificadas em Sousa e o que o paciente está no segundo dia de tratamento com Tamiflu. “O quadro é estável, mas permanecem as suspeitas de H1N1. Vamos fechar o tratamento de cinco dias”, disse o médico Eulâmpio Dantas.

Leia também:

Ailton da Locadora e esposa são sepultados em Sousa. Filha relata paixão do pai por motos

Entidades do comércio de Sousa esclarecem sobre feriado de 5 de agosto

Mantida decisão que condenou ex-prefeito de Marizópolis ao pagamento de R$ 630 mil