Avaliação do TCE aponta que Governo Tyrone II é de baixo nível e ocupa a 139ª posição na Paraíba

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, responsável por medir as atividades públicas do gestor municipal, apontou que a administração do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone Braga (PSB) e do vice-prefeito Zenildo Oliveira (PSD) é de baixo nível.

Este índice é perene e proporciona visões da gestão pública para sete dimensões da execução do orçamento público: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Leia também: Processo que apura desvio de R$ 1,5 milhões na gestão Tyrone I retorna à Justiça Federal em Sousa

Nos quesitos, o IEGM revela que a gestão pública de Sousa ocupa a posição de número 139, entre os 223 municípios do Estado, colocando a gestão Tyrone II no nível C.

O índice permite ainda observar quais são os meios utilizados pelos municípios no exercício de suas atividades que devem ser disponibilizadas em tempo útil, nas quantidades e qualidades adequadas e ao melhor preço (economia), de modo a entender a melhor relação entre os meios utilizados e os resultados obtidos (eficiência), visando ao alcance dos objetivos específicos fixadas no planejamento público (eficácia).

Por meio de relatório, o IEGM demonstrou também, ao longo do tempo, se a visão e objetivos estratégicos dos municípios estão sendo alcançadas de forma efetiva.