Emocionado, professor Camilo Farias toma posse como Reitor da UFCG. “Contamos com a ajuda de todos”

Um ato simbólico realizado em frente ao prédio da Reitoria marcou, na manhã desta segunda-feira (24), o início do mandato do professor Camilo Farias como reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para o quadriênio 2025-2028.

Além dos representantes dos estudantes (DCE) e dos sindicatos dos professores e dos técnico-administrativos, também, externaram os cumprimentos e celebraram a redemocratização, entre outros, o secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do governo estadual, André Ribeiro, e o ex-reitor Vicemário Simões – reeleito democraticamente em 2019 e não empossado – que falou sobre a importância do processo de escolha democrática e desejou sucesso aos professores Camilo e Fernanda Leal na gestão institucional.

“A democracia não é uma função descontínua”, enfatizou.

Posse de Camilo Farias. Foto: Ascom/UFCG

Emocionado, o reitor Camilo Farias ressaltou o momento histórico de restabelecimento do processo democrático, também destacando a importância da participação da comunidade na administração.

“Essa gestão precisa do suporte e da confiança da comunidade. Eu peço que acolham a nossa equipe, que foi escolhida pensando na capacidade técnica e de interlocução. Precisamos da ajuda de vocês para que a gente possa construir a melhor UFCG de todos os tempos. Seremos dialógicos e contamos com a ajuda de todos”, destacou.

Leia mais: Ex-prefeito de Lastro não resiste e morre após cirurgia no intestino; sepultamento ocorre neste domingo

A vice-reitora eleita, professora Fernanda Leal, destacou a necessidade de união em torno da nova administração.

“Nossa gestão tem o compromisso de fazer com que a UFCG cresça igualmente no Agreste, no Sertão, no Cariri e no Curimataú. Sintam-se abraçados e representados nessa gestão que começa. Obrigada a todos e não soltem as nossas mãos. Façam o controle social da nossa gestão e sintam-se parte de um projeto que deve ser eficiente, em termos técnicos, sociais, mas também humanos e democráticos. É tempo de muito trabalho”, enfatizou.

Ato simbólico de posse. Foto: Ascom/UFCG

Os professores Camilo Farias e Fernanda Leal foram eleitos com 61,32% dos votos válidos no segundo turno da consulta democrática à comunidade da UFCG, realizada em dezembro passado, e o Decreto presidencial de nomeação de Camilo Farias foi publicado no último dia 14, em Edição Extra do Diário Oficial da União.

Leia também:

Primeiro homicídio do ano: jovem de 21 anos é morto com disparos de arma de fogo em Uiraúna, Sertão da PB

VÍDEO! DRACO e PRF apreendem cerca de 80 quilos de droga que estava sendo transportada para Sousa, Sertão da PB

VÍDEO! Hospital Santa Terezinha adquire tomógrafo com tecnologia inovadora de 80 canais. “Exames em 8 segundos”