O Programa Paraíba Contra o Câncer, criado pelo Governo do Estado para acolher e dar celeridade ao tratamento de pacientes oncológicos, realizou o primeiro procedimento cirúrgico neste sábado (8), em João Pessoa. O programa dá os primeiros passos na melhoria da promoção à saúde destes pacientes que aguardam meses para o diagnóstico, exames e tratamento do câncer. A primeira cirurgia da rede estadual foi realizada em uma paciente de 40 anos, residente no município de Pombal, Sertão do estado, no Hospital General Edson Ramalho, cujo diretor é o médico sousense Cícero Ludgero.
A paciente, que foi submetida a uma recisão de tumor sugestivo para linfoma, teve acesso ao programa após ter ingressado por meio do serviço de Teleoncologia, no qual passou pelo acolhimento de um enfermeiro navegador e por consulta com um especialista em oncohematologia. Todo o processo ocorreu em pouco mais de uma semana, entre a entrada da paciente na Central de Regulação Estadual, consulta e cirurgia. De acordo com o secretário executivo de rede hospitalar, Patrick Almeida, este é um avanço na saúde paraibana.
“A paciente já vinha aguardando há meses na rede de saúde pública desde os primeiros exames, sem ter o direcionamento ao atendimento especializado. Em apenas um dia, nós acolhemos a paciente, encaminhamos para a teleconsulta com o especialista, que levantou a suspeita diagnóstica e hoje a paciente já foi submetida à cirurgia, com a peça enviada para a análise anatomopatológica. A gente fica muito feliz com esse avanço, pois em outro momento ela teria peregrinado pelos serviços na Paraíba até que pudesse ser atendida e nós conseguimos realizar em um curto período, menos de um dia para acolher e realizar a consulta” ressalta.
Após o resultado da análise, a paciente receberá os cuidados necessários para o estadiamento e tratamento do câncer, em caso de confirmação. Todo o processo ocorre ainda dentro da Central de Regulação Estadual, tendo o enfermeiro navegador como o principal elo entre o paciente, a família e o serviço especializado, para que o usuário receba um atendimento integral e menos burocrático. O secretário executivo explica ainda de que forma este processo de regulação otimiza o tempo do paciente na rede e dá mais rapidez ao tratamento, o que traz, por consequência, mais chances de cura.
“No último mês de maio, demos início à Teleoncologia, viabilizada pela Central de Regulação Estadual, a qual acolhe os pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer e encaminha para o serviço especializado em uma das três macrorregiões de saúde, atendendo da capital ao sertão do estado. Com o Paraíba Contra o Câncer o paciente não precisa mais ir e vir da atenção básica para o serviço e voltar para novos exames, tudo é feito dentro da rede estadual, de forma integrada com os municípios e os serviços de oncologia da Paraíba”, explica.
A Central Estadual de Regulação estabelece uma fila única no Programa Paraíba Contra o Câncer e a Teleoncologia já está em funcionamento em todas as macrorregiões de Saúde. As equipes especializadas são compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, responsáveis por coordenar o acesso do usuário à realização de procedimentos de diagnóstico, estadiamento e tratamento. Estão previstos investimentos de R$ 40 milhões por ano no programa envolvendo custeio, expansão dos serviços nos hospitais da rede estadual, cirurgias, diagnóstico e quimioterapia.
Cícero Ludgero
O médico sousense Cícero Ludgero Alcindo de Melo assumiu a direção do Hospital Edson Ramalho no dia 30 de maio de 2023. Em dezembro do ano passado ele conversou com o Blog do Levi e destacou os trabalhos nos primeiros seis meses da sua gestão.
Assista ao vídeo:
Cícero Ludgero é Professor do curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Graduado em medicina pela Universidade Federal de Campina Grande, Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro, Título de especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Residência médica em Cirurgia Oncológica pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Título de especialista em Cirurgia Oncológica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.
Confira mais sobre o assunto:
Gesto de gratidão: diretor de hospital da capital reconhece importância de Marizinho Abrantes
Oncologista responde sobre a cura do câncer e destaca a importância da família no tratamento da doença
Médico sousense destaca avanços nos primeiros seis meses de gestão no Hospital Edson Ramalho
Governo do Estado nomeia sousense para direção de hospital da capital e faz mudanças em direções do HRS
Médicos sousenses realizam a primeira cirurgia de câncer em hospital público no Sertão paraibano
Leia também:
Carroceiro é morto a tiro na cidade de Aparecida, Sertão da Paraíba; acusado fugiu após o crime
VÍDEO! Cobra de 2 metros é capturada em escola pública de cidade da região de Sousa, Sertão da PB
Eleições 2024: registrada a primeira pesquisa para prefeito em Sousa, Sertão da Paraíba
Com informações de Secom-PB