Familiares e amigos deram o último adeus nesta terça-feira (14), ao médico e ex-prefeito de Sousa, Sertão da Paraíba, Nicodemos de Paiva Gadelha, conhecido como Doutor Cozinho.
No Paço Municipal, algumas autoridades e familiares discursaram enaltecendo a trajetória de vida do político e profissional da medicina.
Uma multidão acompanhou o cortejo até o Cemitério São João Batista, onde o corpo foi sepultado no final da tarde. Como é tradição, o orador fúnebre Antônio Estrela, conhecido como “Peito de Aço”, fez um emocionante discurso.
Emocionado, o vereador Cacá Gadelha, um dos filhos de Cozinho, agradeceu a todos pela solidariedade.
Primo próximo, o ex-senador e deputado federal, Marcondes Gadelha lembrou da época que estudaram juntos e do legado que o ex-prefeito deixou para todos de Sousa e região.
“Éramos crianças, depois evoluímos juntos no colegial, depois Medicina em Recife, moramos no mesmo apartamento e uma proximidade muito estreita. Eu sempre gostei muito de Cozinho pela sinceridade dele, pela assertividade. Ele era um primo dileto da gente”, disse.
Assista ao vídeo da TVDS:
Nicodemos Gadelha faleceu às 12h15 desta segunda-feira (13) aos 82 anos de idade. A família informou que ele sofreu um infarto quando dormia em sua residência no Centro da cidade.
Leia mais: Presidente da FIEP, Buega Gadelha, recebe executivos industriais e lideranças do Amazonas
Cozinho deixa três filhos: a odontóloga Ayla Gadelha, o ex-vice-prefeito e ex-vereador Thalles Gadelha e o atual vereador Cacá Gadelha. No dia 12 de abril de 2012, o médico perdeu a esposa, Maria das Graças de Sá Gadelha (Gracinha).
Nicodemos de Paiva Gadelha exerceu o cargo de prefeito de Sousa por seis anos, de janeiro de 1983 a dezembro de 1988. Entre outras, uma das obras marcantes de sua administração foi a construção do Terminal Rodoviário.
Como médico atuou por quase 60 anos e realizou cerca de 20 mil cirurgias em dezenas de unidades de saúde públicas e particulares em Sousa e outras cidades do Sertão do estado.
Em 2017, Cozinho Gadelha falou ao Diário do Sertão sobre vários partos realizados, até mesmo dentro de uma canoa em época de enchente.
“Fiz um parto até dentro de canoa, atravessando um rio na zona rural de Sousa, próximo ao sitio Conceição, e outro realizei em uma mesa, na cidade de São Francisco”, disse à época. Clique AQUI e relembre!
Leia também:
Governo libera acesso a pontes e passarelas do Vale dos Dinossauros após obras de revitalização
Morre aos 82 anos o médico e ex-prefeito de Sousa Cozinho Gadelha
Imagens: Diário do Sertão