Recursos próprios: Sousa é a cidade da Paraíba com menor investimento em saúde pública

Dentre os 223 municípios do Estado da Paraíba, Sousa, no Sertão, é o que menos gasta em recursos próprios com saúde pública. O dado negativo faz parte de uma análise CFM (Conselho Federal de Medicina) sobre as contas de saúde com base no Sistema de Informações sobre os Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), do Ministério da Saúde, no ano de 2017.

O levantamento mostra também os dados de anos anteriores. No caso de Sousa, os gastos até que aumentaram  nos últimos quatro anos analisados, mas insuficientes para colocar o modelo gestor em uma melhor colocação. Enquanto que em 2013, a Prefeitura investiu R$ 127,28 por cada um de seus quase 70 mil habitantes, em 2017, esse investimento foi alterado para R$ 130,65.

As cinco cidades paraibanas com menos gasto per capita em ações e serviços públicos de saúde com recursos próprios são Sousa, Itabaiana, Mari, Triunfo e Mamanguape. Por outro lado, Parari, Coxixola, São José do Brejo do Cruz, Quixabá e Zabelê apresentam os maiores investimentos. Detalhe: todas cidades em torno de 2 mil habitantes.

A “Cidade Sorriso” é administrada pelo prefeito Fábio Tyrone (PSB), enquanto a enfermeira Amanda Silveira comanda a Secretaria de Saúde.

“Esses valores são insuficientes para as demandas crescentes da população. Os indicadores de saúde e as más condições de trabalho mostram que os valores gastos com a saúde ainda estão muito abaixo do ideal”, ressaltou o presidente do Conselho Regional de Medicina na Paraíba, Roberto Magliano de Morais.

Leia também: Avaliação do TCE aponta que Governo Tyrone II é de baixo nível e ocupa a 139ª posição na Paraíba