“O maior gargalo que nós temos no Brasil é a carga tributária”, diz presidente da FCDL-PB, durante Fórum do Comércio em Brasília

Durante a abertura do VII Fórum Nacional do Comércio, em Brasília-DF, o empresário José Lopes da Silva Neto, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), afirmou, nesta terça-feira (21) que a carga tributária é “o maior gargalo” enfrentado pelo setor produtivo do país.

Segundo Netynho, como é conhecido o sousense, muitos consumidores questionam o valor elevado de determinado produto, mas desconsideram a carga tributária aplicada sobre ele.

“Quando você compra um produto e você acha que aquele produto está com um preço elevado, é bom informar ao consumidor que um percentual gigante está sendo aplicado naquele produto que ora você adquire. O maior gargalo, o maior problema que nós temos no nosso imenso Brasil é justamente a carga tributária. E é isso que nós viemos discutir aqui no fórum. Não é fácil empreender nesse país que tem a maior carga tributária do planeta”, completou José Lopes Neto ao portal MaisPB.

Programação desta quarta-feira

Manhã: debates sobre os rumos da política e seus impactos no comércio, Reforma Tributária, Reforma Trabalhista e as conquistas da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS).

Tarde: painéis sobre inteligência artificial e presença digital, expansão do crédito e financiamento e desenvolvimento sustentável.

Assista a transmissão ao vivo:

O VII Fórum Nacional do Comércio, evento promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) reune os principais líderes empresariais, autoridades públicas, especialistas e representantes de entidades nacionais do setor produtivo. Desde sua primeira edição, em 2013, o Fórum consolidou-se como o mais relevante encontro do setor de Comércio e Serviços no Brasil.

Leia mais: Acusado de desviar dinheiro, Tribunal de Justiça recebe denúncia contra ex-prefeito de Santa Cruz, Sertão da Paraíba

Nesta edição, no Hotel Royal Tulip Alvorada, o tema central — “As novas fronteiras da política e dos negócios” — convida os participantes a refletirem sobre o atual cenário político-institucional e os espaços de diálogo que se abrem com o fortalecimento do Congresso Nacional.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL), presidida pelo empresário sousense José Lopes da Silva Neto, Netynho, participa do evento assim como presidentes de outras FCDLs do país. Membros da imprensa da capital e do Sertão do estado também estão no Fórum, a exemplo de Ruy Dantas, Júnior Durante, Heron Cid, Pereira Júnior e do editor deste deste blog e apresentador do programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM de Sousa, Levi Dantas, que farão cobertura jornalística do evento.

Parte da delegação paraibana no Fórum em Brasília: Foto: BlogdoLevi

Grandes nomes do cenário político, econômico e empresarial participam do Fórum, como Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil; Ronaldo Caiado, governador de Goiás; Efraim Filho, senador (PB), Eduardo Braga (senador-AM); Aguinaldo Ribeiro, deputado federal (PB); João Hummel, consultor político; Rafael Favetti, advogado e cientista politico; Leonardo Barreto, cientista político; entre outras autoridades.

Presenças confirmadas no VII Fórum Nacional do Comércio. Foto: CNDL

Durante os dois dias de evento, serão debatidos temas estratégicos para o futuro do varejo e dos serviços no Brasil, com a participação de autoridades, parlamentares, empresários e especialistas de diversas áreas:

Reforma Tributária
Análise dos impactos da nova estrutura tributária no setor de comércio e serviços.

Legislação Trabalhista
Desafios e avanços diante das transformações nas relações de trabalho.

Frentes Parlamentares e UNECS
A articulação política e a força da união das entidades do setor produtivo.

Inovação e Digitalização
IA, uso de dados e o papel de empresas, governo e reguladores na nova economia digital.

Política Econômica e Fiscal
Cenários econômicos, responsabilidade fiscal e perspectivas para o crescimento.

Crédito e Financiamento
Desafios de acesso ao crédito e soluções para impulsionar o empreendedorismo.

O evento reunirá mais de 700 participantes, entre:
• Empresários e lideranças do setor de comércio e serviços;
• Dirigentes de entidades empresariais e cooperativas;
• Parlamentares e representantes do governo;
• Profissionais da área econômica, jurídica e de inovação;
• Imprensa especializada.

Local do evento
Hotel Royal Tulip Alvorada
SHTN Trecho 1, Conj. 1B – Bloco C – Brasília/DF

Leia também:

VII Fórum Nacional do Comércio em Brasília inicia nesta terça; Blog do Levi e Cidade Notícia farão cobertura do evento

Tragédia! Adolescente de 14 anos morre afogado nas águas do Açude de São Gonçalo, em Sousa-PB

VÍDEO! Adriano Galdino sugere nova secretaria e diz que água do Rio São Francisco “apenas passa” pela Paraíba

BlogdoLevi com MaisPB