O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após visita presencial de uma comissão avaliadora para autorização de cursos de graduação, emitiu parecer favorável à criação do curso de Psicologia no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Sousa, Sertão da Paraíba. A nova graduação recebeu nota 4,45, em uma escala de 1 a 5, destacando-se pela qualidade do projeto apresentado, a infraestrutura da instituição e a qualidade acadêmica e técnica do corpo docente e de técnicos-administrativos.
O parecer positivo da Comissão irá pautar o ato autorizativo para o funcionamento do curso por parte do Ministério da Educação (MEC), a ser publicado no Diário Oficial da União, consolidando a sua autorização.
O resultado é fruto de um esforço coletivo, especialmente da comissão responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico do Curso, formada pelos professores DSc. Iarley Pereira de Sousa, DSc. Juliana e Silva de Oliveira, DSc. Thales Fabricio da Costa e Silva e Msc. Giliard Cruz Targino, e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. O trabalho conjunto foi fundamental para que a proposta alcançasse uma avaliação de excelência.

O diretor do CCJS, professor DSc. Jardel de Freitas Soares, evidenciou a importância da conquista.
“Recebemos a aprovação do nosso curso de Psicologia com uma nota muito significativa. É um curso que já vai começar com excelência. Isso para o nosso Centro, para a cidade de Sousa e para a nossa amada UFCG é uma vitória imensurável”, declarou.
A conquista marca um momento histórico para o CCJS, que, após 15 anos, volta a celebrar a implantação de uma nova graduação.
“Para além do esforço da comissão, a autorização só foi possível graças à união de um coletivo de pessoas comprometidas em ver o Centro crescer e se consolidar como referência no ensino superior”, destacou o Vice-diretor do Centro de ensino, DSc. Enéas Neto.
A chegada do curso de Psicologia abre novas perspectivas para a formação acadêmica no sertão paraibano e representa apenas o início de uma caminhada promissora.
O Campus de Sousa já reúne em sua estrutura os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social, consolidando-se como um polo acadêmico de referência na região.
Com a chegada do curso de Psicologia, o CCJS amplia ainda mais sua oferta de formação superior, fortalecendo a pluralidade de áreas do conhecimento e atendendo a uma demanda crescente da sociedade por profissionais qualificados.
Leia também:
Ascom/CCJS-UFCG
