A presidente da Câmara de Sousa, Sertão paraibano, Amanda Oliveira da Silveira Marques Dantas (PSB), quando questionada recentemente em entrevista prestada ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM, sobre a falta de reconhecimento da população em razão da falta de trabalho ou pouco trabalho exercido por vereadores, não poupou críticas e responsabilizou alguns parlamentares que passaram pela presidência do Poder Legislativo sousense.
“Primeiro eu acho que muitas vezes a comunicação peca, talvez gestões anteriores a nossa tenha cometido esse erro e nós [atual gestão] temos desde o primeiro dia trabalhado incansavelmente para que toda população tenha conhecimento do trabalho que nós estamos desenvolvendo na Câmara Municipal de Sousa”, contextualizou.
Amanda Silveira exemplificou a realização de audiências públicas, sessões solenes e sessões ordinárias e a extensão do horário de funcionamento da Câmara Municipal como forma de atrair a população no sentido de conhecer de perto o trabalho dos vereadores.
Assista ao vídeo:
Os últimos presidentes do Poder Legislativo sousense foram Denis Formiga, Cacá Gadelha, Eduardo Medeiros (falecido desde 2019), Assis Estrela, Aldeone Abrantes, Radamés Estrela e Novinho de Carlão.
Amanda é enfermeira de formação, nas eleições de 2024 foi eleita na segunda colocação entre os candidatos a vereador com 2.664 votos e se tornou a primeira mulher a presidir a Câmara de Sousa.
Liderança e harmonia
A gestora do legislativo sousense também fez questão de salientar o relacionamento harmonioso com os colegas parlamentares. Ela se referiu de modo especial ao vereador Ananias Vieira (MDB), um dos quatro vereadores de oposição.
“Sempre mantive uma boa relação com eles e não diferente com Ananias que mesmo sendo da oposição sempre foi muito cordial; muito ordeiro, sempre ligava pra mim quando secretária [de Saúde] pra buscar informações para debater algum tema na Câmara. Então, eu esperava isso, óbvio. Eu fico muito feliz por estarmos hoje em um ambiente muito harmonioso”, disse.

A atual harmonia se contrapõe aos debates acalorados que marcaram os anos das décadas de 1990 e 2000 na Câmara de Sousa, quando confrontos entre as bancadas de situação e oposição eram comuns, envolvendo figuras como Augusto Vieira, Dário Formiga, Dedé Veras, o próprio Ananias Vieira, Gerlando Linhares, entre outros.
Leia também:
BlogdoLevi
