O segundo dia da Caravana Paraíba Contra o Câncer, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no município de Sousa, Sertão paraibano, foi marcado por pequenas cirurgias oncológicas, consultas e exames especializados. Os atendimentos aconteceram no Hospital Regional de Sousa, das 8h às 16h. Além da população sousense, foram contemplados pacientes de, pelo menos, mais 10 municípios da região. Confira vídeo no final desta matéria!
Uma das pacientes contempladas foi a dona Expedita Maria Soares, 50 anos. Moradora da cidade de Uiraúna, ela foi ao Hospital Regional de Sousa (HRS) para fazer um exame de mamografia.
“A minha ginecologista solicitou uma mamografia depois que eu comecei a sentir alguns incômodos nos seios. Procurei a unidade de saúde do meu município, que fez o encaminhamento e me mandou para cá”, disse a paciente, enfatizando que todo o processo aconteceu em menos de 15 dias.
Durante os dois dias, foram ofertados exames especializados como endoscopia; colonoscopia; tomografia e exames laboratoriais; além de ultrassonografia mamária, transvaginal e abdominal, e exames de mamografia. Também foram realizadas pequenas cirurgias de biópsia de pele e de lesões de tumores, além de consultas especializadas para cirurgias de cabeça e pescoço. A população também teve acesso a consultas de oncologia clínica e cirúrgica; mastologia; urologia; e ginecologia.
A diretora-geral do Hospital Regional de Sousa, Palomma Abrantes, destacou a importância da iniciativa pioneira do programa Paraíba Contra o Câncer.
“É com extrema satisfação que a gente recebe essa Caravana, fortalecendo a interiorização da saúde em nosso estado e proporcionando à população sertaneja um serviço especializado e de qualidade”, disse.
A ação itinerante do programa Paraíba Contra o Câncer ofereceu mais de 1.500 atendimentos. De acordo com a responsável técnica do programa, Marianna Oliveira, a caravana é fundamental não só para ampliar a linha de cuidado da oncologia em todas as regiões do estado e facilitar o acesso aos serviços, mas também para reduzir o tempo de espera por consultas, procedimentos e diagnósticos, a partir da interiorização dos serviços oncológicos.
Na última sexta-feira (13) a especialista, que é natural de Sousa, prestou entrevista ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM, e destacou as ações da primeira edição do Programa Paraíba Contra o Câncer em sua terra natal.
Assista ao vídeo:
Saiba mais sobre Paraíba Contra o Câncer
É um programa desenvolvido pelo Governo da Paraíba para promover o acesso à saúde de pacientes que aguardam por diagnóstico, exames e tratamento do câncer. O acesso é pela Teleoncologia, em funcionamento desde maio em todo o estado. O agendamento para realização de procedimentos, exames e encaminhamento, é gerido pela Central Estadual de Regulação, que organiza uma fila única para o acolhimento dos pacientes. As equipes especializadas, compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, coordenam o atendimento desde o ingresso no Programa até a realização dos exames necessários para diagnóstico, estadiamento e tratamento.
Leia também:
VÍDEO! Homem de 37 anos é morto após reagir a assalto em Santa Cruz, Sertão da Paraíba
Com informações de SecomPB