O programa Olho Vivo desta terça-feira (10), transmitido ao vivo do estúdio da rádio Líder FM em Sousa, Sertão da Paraíba, recebeu a psicóloga Alexsandra Figueiredo para falar sobre o Setembro Amarelo. A profisional destacou que o maior índice de pensamentos suicidas está entre os adolescentes.
“O meu maior público de pacientes é adolescentes e o maior índice de pessoas com ideação [suicida] são adolescentes. Claro que tem em outros nichos também, mas isso se concentra muito na adolescência e eu me preocupo demais”, disse.
Assista ao vídeo:
O Setembro Amarelo é uma campanha mundial e o dia 10 deste mês é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa dura o ano inteiro. O lema deste ano é “Se precisar, peça ajuda”.
A especialista em Psicologia Clínica e em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) explicou que o alto índice de pensamentos suicidas entre adolescentes está relacionado com um dos fatores protetivos, o vínculo afetivo, a família.
“Uma juventude com valores completamente diferentes dos nossos valores, completamente diferentes dos valores dos pais. São pessoas que acha que pode tudo e tudo é do jeito que é, do jeito que quer, pessoas que não lidam com frustração. Então, a primeira frustração, pode ser um termino de um relacionamento, pode ser qualquer coisa”, destacou.
“Nós criamos nossos filhos para que eles tenham tudo que nós não tivemos, nós criamos nossos filhos para que eles não experimentem sofrimento, nós criamos nossos filhos para que eles tenham o melhor celular e a gente, ainda que morra, a gente está disposto a chegar e todas as necessidades serem supridas. Só que eles vão dar de encontro com o mundo e o mundo não é assim, o mundo ele vai passar por cima de qualquer um que não esteja preparado a lidar com frustrações”, completou a profissional em saúde mental.
Durante a entrevista, Alexsandra Figueiredo fala ainda sobre a origem da campanha e afirma: “Setembro Amarelo nada mais é que, a conscientização sobre suicídio”.
A psicóloga fala também, quais são os objetivos de conscientizar sobre o tema, a importância de falar sobre e explica o que é o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Assista a entrevista completa:
Leia também: