Um paciente de 37 anos de idade, residente no município de Riacho de Santana, Alto Oeste do Rio Grande do Norte, foi submetido a uma cirurgia minimamente invasiva para retirada de um cálculo renal medindo cinco centímetros e em pouco tempo recebeu alta hospitalar. O procedimento foi realizado na última sexta-feira (13) no Hospital Centenário, na cidade de Pau dos Ferros pelo médico urologista Máximo Pinto.
O especialista contou que usou o método de videolaparoscopia para realizar a cirurgia. Segundo ele, a pedra ocupava praticamente todo o rim do paciente que constantemente reclamava de dores e infecções urinárias.
“Ele estava com poucas esperanças para uma resolução do problema, mas com a ajuda do trabalho da nossa equipe, com poucos cortes na pele, retiramos o cálculo que o incomodava bastante”, disse Dr. Máximo.
Assista ao vídeo:
Esse tipo de cirurgia vem sendo realizado em hospitais públicos e particulares em municípios do Alto Oeste potiguar e no Sertão paraibano.
Em abril deste ano, o urologista natural de Uiraúna conduziu uma cirurgia para conter a perda urinária constante de uma criança na cidade de Sousa. Clique aqui e relembre o caso!
Leia também:
Governo da Paraíba anuncia perdão de dívidas no emplacamento atrasado para 284 mil motocicletas