A Prefeitura de Aparecida, Sertão da Paraiba, promoveu a entrega de cestas básicas da Alimentação Escolar para 1.294 famílias de alunos da rede de ensino municipal. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Educação.
Parte dos alimentos selecionados é formado de itens especiais e específicos para os estudantes que tem intolerância à lactose, alergia à glúten e APVL (reação do sistema imunológico às proteínas do leite de vaca), sendo mais comum em bebês e crianças. Tais alimentos são diferenciados em conformidade com as reais necessidades nutricionais desse grupo de alunos que constam nos cadastros do setor de nutrição alimentar da Secretaria de Educação.
Os itens selecionados constituem em parte de alimentos não perecíveis e outra de alimentos do Programa da Agricultura Familiar, como preconiza as orientações do PNAE, mantendo o equilíbrio na seleção dos produtos de modo a atender as reais necessidades das famílias em tempos de pandemia.
Segundo a nutricionista Márcia Ferreira, os alunos das creches receberam um kit diferenciado dos demais em razão da faixa etária dos educandos e a obediência às orientações recomendadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Para o prefeito de Aparecida, a administração mantém o compromisso de amparar os aluno e suas famílias nesse período em que as aulas ocorrem de forma remota.
“Em tempos de pandemia é um direito garantido, e estar na Constituição Brasileira, que mesmo durante a suspensão de aulas devido à pandemia da Covid-19, os alimentos devem ser distribuídos aos pais, mães ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas da rede municipal de ensino. Portanto, os esforços conjuntos da gestão são de assegurar que o kit da merendar escolar chegue às famílias“, frisou João Neto (PL).
A Secretária Lainha Queiroga destacou a importância da chegada desses alimentos às mesas dos alunos e familiares.
“É muito válido saber que todos os esforços, sem medidas de toda a equipe de trabalho da educação, façam chegar produtos de alta qualidade nas residências dos alunos” – disse.
Leia também:
Sousa atinge a marca de 140 óbitos causados pela Covid-19; quatro pacientes estão na UTI