Eleições 2020: sousense perde segundo turno no Rio de Janeiro por maioria inferior a 6 mil votos

Capitão Nelson (Avante) é o novo prefeito de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, em uma vitória inesperada neste domingo (29). Com 100% das urnas apuradas no município, o vencedor somou 50,79% dos votos, e seu adversário, o sousense Dimas Gadelha (PT), 49,21%.

Essa foi a primeira vez que o capitão lançou-se candidato pela Prefeitura. Ele estava atrás de seu adversário petista nas pesquisas de intenção de voto e inclusive chegou ao segundo turno por uma margem de centésimos de diferença em relação a Dejorge Patrício (Republicanos) — Nelson teve 22,82% dos votos, enquanto Patrício teve 22,62%.

O capitão derrotou o petista Dimas Gadelha, que esteve à frente em todas as pesquisas de intenção de voto realizadas e com quem polarizava ideologicamente. O prefeito eleito se aliou a bolsonaristas e usou o antipetismo em sua campanha.

Capitão Nelson se elegeu com 189.719 votos, enquanto o sousense obteve 183.811 votos. A diferença foi de apenas 5.908 votos em um universo de 440.481 votos de eleitores que compareceram as urnas.

Leia mais: Ex-presidiário é assassinado por desconhecidos com quatro tiros em Sousa, Sertão da PB

Reportagem de Uol relata que o município de São Gonçalo tem um histórico de eleger conservadores. Em 2018, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve 67,3% dos votos na cidade, que tem um dos maiores eleitorados evangélicos do país.

Localizada a 20 quilômetros da capital carioca, São Gonçalo tem cerca de 1,1 milhão de habitantes e é o segundo município mais populoso do estado. No entanto, a cidade tem a renda per capita mais baixa do Rio de Janeiro e baixa arrecadação de IPTU, o que implica na falta de recursos para investimentos.

Origem familiar em Sousa

Dimas Júnior é filho de Dimas de Paiva Gadelha (falecido) e Maria de Fátima Gadelha, de 67 anos; sobrinho de Nedimar de Paiva Gadelha (falecido), Maria do Socorro de Paiva Gadelha (falecida), Marcos Antônio de Paiva Gadelha (falecido) e Moisés Antônio de Paiva Gadelha, de 62 anos de idade; e neto de Doutor Lêlela.

A mãe do prefeitável reside em Sousa e tem mais dois filhos: Leonardo, de 42 anos e Bruno, de 38 anos, que também moram na “Cidade Sorriso“.

Leia também:

Cícero Lucena vence o segundo turno e é o novo prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba

Médico sousense é favorito para vencer eleições em município de mais de 1 milhão de habitantes no Rio de Janeiro

Consumo de bebidas cresce entre as mulheres. Estudo revela que o corpo leva de 1 a 3 horas para metabolizar uma dose de álcool

Com informações de Uol