A assistente social Francisca Santa Nóbrega Oliveira foi a primeira prefeita constitucional de Vieirópólis, Sertão da Paraíba, por dois mandatos consecutivos entre 1997 e 2004. O seu primeiro vice-prefeito foi o saudoso agropecuarista José Júlio Gonçalves (Zé Júlio) e o segundo vice-prefeito, o empresário Raimundo Valdir de Oliveira.
Santa Oliveira residia na rua Coronel João Alvino Gomes de Sá, no Centro da cidade de Sousa, deixa três filhos, Patrícia Oliveira (odontóloga), Neto de Santa (advogado e vereador) e Rodolfo Oliveira (médico), casada com o médico e ex-vereador do município de Sousa, Antônio Ricélio de Oliveira. e nora do saudoso ex-vereador Antônio Adelino de Oliveira e da ex-vereadora Nazaré Vieira.
A líder política Santa Oliveira foi a primeira gestora de Vieirópolis – desde os tempos que se chamava “Serra Branca“. Sua gestão foi marcada por muitas ações administrativas. Era considerada uma grande líder carismática pela população vieiropolense.
Para muitos, Santa Oliveira foi, na verdade, uma voz retumbante no coração do povo pobre e trabalhador de Vieirópolis.
Santa Oliveira será lembrada pela defesa dos direitos dos trabalhadores, das mulheres, das crianças e dos mais humildes – os “descamisados”.
A ex-prefeita, idolatrada no seu município, foi chorada com grande comoção pelos seus compatriotas, que nesse mesmo dia a transformaram na imortal Santa Oliveira.
Em seu papel de prefeita, Santa Oliveira desenvolveu um trabalho intenso, tanto no aspecto político quanto no social.
Santa Oliveira era considerada uma líder conciliadora, afável, cautelosa e carismática.
A importante líder carismática da antiga “Serra Branca” conseguia persuadir e convencer com maior facilidade os seus liderados. Outra importante característica de Santa era a sua facilidade para motivar e contagiar as pessoas.
Santa Oliveira deixará nos corações, nas mentes, na alma e na história política de Vieirópolis um grande vazio.
Leia também:
Morre aos 66 anos a ex-prefeita Santa Oliveira, 49ª vítima da Covid-19 em Sousa, Sertão da PB
Confirmado o 48º óbito por Covid-19 em Sousa; quase 70 novos casos são notificados em 24 horas
Texto: Abdias Duque de Abrantes, advogado, jornalista e servidor público