Até o meio-dia deste sábado (21) autoridades de Saúde Pública do município de Sousa, Sertão da Paraíba, confirmaram a existência de oito casos suspeitos de COVID-19, doença transmitida pelo vírus Coronavírus. Até a última quinta-feira (19) eram dois casos em investigação. Já no dia seguinte, o prefeito Fábio Tyrone (PSB) e o vice-prefeito Zenildo Oliveira (PSD) comunicaram que havia cinco casos sendo analisados.
A boa notícia é que o teste realizado em um paciente que chegou da Europa no começo deste mês deu negativo para a doença.
Dos procedimentos ainda em investigação, seis exames foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dois no Hospital Regional de Sousa (HRS). Os pacientes têm entre 21 e 73 anos de idade e residências nos Bairros Estação, Sorrilândia 1, Areias, Rachel Gadelha e Centro em Sousa. Em um dos casos, o endereço é o município de Vieirópolis (região de Sousa).
Leia mais: Ao chegar da Europa, sousense faz teste de coronavírus no Hospital Regional
O paciente mais idoso, é o que estava internado no Hospital Regional e faleceu na manhã desta sexta-feira (20), ao apresentar um histórico de várias doenças, entre elas, Mau de Alzheimer, depressão, problemas respiratórios e além disso, era fumante.
De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HRS, os exames foram realizados no paciente em razão da obediência do protocolo do Ministério da Saúde.
“Vale ressaltar que o idoso tinha uma quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, onde investiga a parte de vários tipos de vírus respiratórios”, disse Allane Martins.
“Todos estão sendo acompanhados e apresentam sinais clínicos estáveis, em reclusão domiciliar e sem complicação. Os exames forem encaminhados para o Instituto Evandro Chagas no estado do Pará e temos prazo de recebimento em 10 dias, explicou Edson Fernandes, diretor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Contato direto
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou para a população o telefone de número 3521 1824 para maiores informações e esclarecimentos de dúvidas.
Leia também:
Pacientes suspeitos de coronavírus em Sousa estão em quarentena, diz diretor da UPA
Sousa tem dois casos suspeitos de coronavírus, confirma Secretaria de Saúde