Mais um caso de paciente com suspeitas de ter contraído o vírus da Gripe H1N1 está sendo investigado por equipes de saúde pública no Hospital Regional de Sousa (HRS), Sertão do estado.
O Blog do Levi teve acesso, com exclusividade, a informação de que uma mulher de 75 anos de idade, residente na cidade de Coremas, está internada na Unidade de Terapia Intensiva da unidade hospitalar sousense desde a semana passada, ou seja, bem antes do idoso residente no Bairro André Gadelha, em Sousa, ser encaminhado da UPA da Estação para o Regional neste domingo (09).
A informação foi confirmada na noite desta segunda-feira (10) por Allane Martins, chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HRS. “A paciente está em tratamento. Ela estava em Coremas e veio transferida porque foi solicitada uma vaga na nossa UTI”, disse.
Leia mais: Hospital Regional de Sousa promove serviço de hemodiálise para pacientes da UTI
Assistência
Assim como o paciente de Sousa, a idosa de Coremas vem recebendo a devida assistência. Os exames foram coletados e enviados para o Laboratório Central do Estado (LACEN).
Os casos suspeitos também estão sendo acompanhados pelas secretarias de Saúde dos municípios, através do setor de Vigilância em Saúde.
O que é H1N1
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína (daí o nome pelo qual ficou conhecida inicialmente), que infectaram porcos simultaneamente.
Leia também:
Hospital Regional se pronuncia sobre paciente com suspeitas de H1N1 em Sousa
Idoso é internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Sousa com suspeita de H1N1