Hospital Regional se pronuncia sobre paciente com suspeitas de H1N1 em Sousa

Por meio de uma nota enviada à imprensa na tarde desta segunda-feira (10), a direção do Hospital Regional de Sousa, Sertão da Paraíba, se pronunciou a respeito do internamento de um idoso de 60 anos de idade, com suspeitas de ter contraído o vírus da Gripe H1N1. Veja a nota completa no final desta reportagem.

O paciente, que reside no Bairro André Gadelha, foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) neste domingo (09), onde foram realizados os primeiros procedimentos de investigação da doença, como exames e coleta de material.

Relembre: Idoso é internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Sousa com suspeita de H1N1

De acordo com a nota assinada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HRS, o material coletado será enviado para o Laboratório Central do Estado (LACEN). “Dessa forma, ENFATIZAMOS que o caso referido é SUSPEITO e só haverá confirmação após resultado de exame”, diz um trecho da publicação.

Confira a íntegra da nota

O Hospital Regional de Sousa, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar esclarece a imprensa em geral acerca das especulações sobre um caso suspeito de Influenza que deu entrada nesta unidade dia 09 de junho proveniente da Unidade de Pronto Atendimento – UPA desta cidade onde se realizou o primeiro atendimento, feita coleta de material para exames e investigação de acordo com o Protocolo para casos suspeitos de Influenza seguido pelo Ministério da Saúde.

O material coletado é enviado para o Laboratório Central do Estado –LACEN-PB para investigação, confirmação ou descarte do caso. A UPA solicitou suporte a esta unidade para vaga em Unidade Terapia Intensiva – UTI, o paciente de 59 anos, residente neste município, deu entrada no HRS com história de quadro gripal, tosse, dispnéia intensa e fraqueza. Neste momento encontra-se na UTI dando seguimento ao tratamento clinico e profilático. Dessa forma, ENFATIZAMOS que o caso referido é SUSPEITO e só haverá confirmação após resultado de exame.

Informamos que a gripe A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. É um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus.

A vacina é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. Para evitar a gripe ou a sua transmissão também deve-se fazer uso de medidas preventivas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.).

Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.

NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR – HRS

Sousa 10 de junho de 2019.

Leia também:

ÁUDIO! Falta remédio para tratar vítimas de infarto no Hospital Regional de Sousa, diz CRM. Direção se pronuncia

Mensagens trocadas revelam que Sérgio Moro orientou MPF nas investigações da “Lava jato” 

Secretaria de Saúde do Pernambuco emite nota sobre morte de assistente social da região de Sousa