Por meio de uma nota enviada à imprensa na tarde desta segunda-feira (10), a direção do Hospital Regional de Sousa, Sertão da Paraíba, se pronunciou a respeito do internamento de um idoso de 60 anos de idade, com suspeitas de ter contraído o vírus da Gripe H1N1. Veja a nota completa no final desta reportagem.
O paciente, que reside no Bairro André Gadelha, foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) neste domingo (09), onde foram realizados os primeiros procedimentos de investigação da doença, como exames e coleta de material.
Relembre: Idoso é internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Sousa com suspeita de H1N1
De acordo com a nota assinada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HRS, o material coletado será enviado para o Laboratório Central do Estado (LACEN). “Dessa forma, ENFATIZAMOS que o caso referido é SUSPEITO e só haverá confirmação após resultado de exame”, diz um trecho da publicação.
Confira a íntegra da nota
O Hospital Regional de Sousa, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar esclarece a imprensa em geral acerca das especulações sobre um caso suspeito de Influenza que deu entrada nesta unidade dia 09 de junho proveniente da Unidade de Pronto Atendimento – UPA desta cidade onde se realizou o primeiro atendimento, feita coleta de material para exames e investigação de acordo com o Protocolo para casos suspeitos de Influenza seguido pelo Ministério da Saúde.
O material coletado é enviado para o Laboratório Central do Estado –LACEN-PB para investigação, confirmação ou descarte do caso. A UPA solicitou suporte a esta unidade para vaga em Unidade Terapia Intensiva – UTI, o paciente de 59 anos, residente neste município, deu entrada no HRS com história de quadro gripal, tosse, dispnéia intensa e fraqueza. Neste momento encontra-se na UTI dando seguimento ao tratamento clinico e profilático. Dessa forma, ENFATIZAMOS que o caso referido é SUSPEITO e só haverá confirmação após resultado de exame.
Informamos que a gripe A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. É um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus.
A vacina é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. Para evitar a gripe ou a sua transmissão também deve-se fazer uso de medidas preventivas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.).
Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.
NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR – HRS
Sousa 10 de junho de 2019.
Leia também:
Mensagens trocadas revelam que Sérgio Moro orientou MPF nas investigações da “Lava jato”
Secretaria de Saúde do Pernambuco emite nota sobre morte de assistente social da região de Sousa