Três crimes de morte já foram registrados nos primeiros 14 dias deste ano na região polarizada pelo município de Sousa, no Sertão da Paraíba. Os casos ocorreram no dia 2 em Santa Cruz, no dia 12 em Vieirópolis e em São José da Lagoa Tapada, na noite desta segunda-feira (14).
Pela estatística de 2019, é como se a cada quatro dias e 6 horas uma pessoa fosse assassinada na região.
A última vítima foi o jovem João Vicente de Araújo, de 28 anos, morador do Sítio Egito, em São José da Lagoa Tapada. A Polícia Militar contou que ele estava chegando em casa e ao ser abordado por um homem desconhecido, acabou sendo alvejado com vários disparos de arma de fogo.
O suspeito fugiu do local logo em seguida.
Vieirópolis
No sábado (12) a noite estava tudo tranquilo na comunidade de Sítio Caiçara dos Gabriéis, zona rural de Vieirópolis, até o instante em que três homens chegaram de arma em punho anunciando um assalto. Um comerciante, dono de um crediário reagiu. Ao entrar em luta corporal, Ednaldo do Crediário desarmou e conseguiu acertar tiros em um dos criminosos. Os outros dois fugiram.
Somente no domingo a noite é que o assaltante morto foi identificado no NUMOL do IML em Patos. Trata-se de Manoel Messias Lucena Bezerra, de 21 anos, natural da cidade de Patos.
Segundo a polícia, Manoel Messias já tinha passagens pela justiça por crime de roubo.
O delegado Carlos Seabra explicou ao Blog do Levi que neste caso, em se caracterizando a legítima defesa, a ação não será configurada como crime de homicídio. Sendo assim, ao final da instrução processual, haverá a atribuição do direito de legítima defesa do cidadão.
O primeiro do ano
No segundo dia de 2019, em Santa Cruz, o agricultor José Morais de Nascimento, de 55 anos, conhecido como “Zezito de Zé Bronze” estava em casa quando foi assassinado a tiros por um desconhecido e morreu na hora.
A PM informou que o acusado ainda atirou em direção a esposa de Zezito, a senhora Dejanilda Fortunato da Silva, de 28 anos, mas o disparo não a atingiu.
Pelas características, o delegado titular da 19ª Delegacia Seccional, Ilamílton Simplício acredita que o crime tenha sido motivado por vingança ou acerto de contas.
Relembre o caso: FOTOS! Agricultor é assassinado com tiros na cabeça em município da região de Sousa