VÍDEO! Após ataque à Venezuela, professor do Sertão da PB alerta para interferência de Donald Trump nas eleições brasileiras

Em uma profunda análise sobre o cenário geopolítico atual, o professor Djacir Pereira, pós-graduado em História e Geopolítica e com atuação em escolas públicas e privadas de Sousa, Sertão paraibano, trouxe um alerta grave para o Brasil. Em entrevista nesta quinta-feira (08) ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM, o docente comentou sobre o recente ataque dos Estados Unidos à Venezuela e como essa postura imperialista de Donald Trump pode afetar diretamente as eleições brasileiras de outubro.

Para o estudioso, o Brasil é o alvo central dos interesses americanos na região devido ao seu tamanho e abundância de recursos.

“Quem garante que o presidente Donald Trump não vai interferir nas eleições presidenciais do Brasil de alguma forma? Até porque o Brasil é o principal país da América Latina (…) o que nós temos hoje dentro do Brasil interessa e muito ao capital norte-americano”.

Assista ao vídeo do CN:

Interesses internos e entrega de riquezas

Sem citar nomes – certamente se referindo ao clã Bolsonaro, Djacir Pereira enfatizou que existem grupos políticos no país que estariam dispostos a comprometer a autonomia nacional em troca de apoio externo para chegar ao poder.

“Aliados do presidente Donald Trump é o que não falta aqui no Brasil. (…) Alguns indivíduos infiltrados na política brasileira não fazem questão nenhuma de entregarem o Brasil aos Estados Unidos. Quando eu falo entregar o Brasil, é entregar as riquezas brasileiras para poder chegarem ao poder”.

Leia mais: VÍDEO! Lafayette Gadelha diz que “não pendurou as chuteiras” e mantém em aberto o futuro político em Sousa

O historiador destacou que essa aliança é perigosa para o futuro da nação.

“Entregar o Brasil ao capital norte-americano é voltar a ser uma colônia de exploração nos moldes daquele tempo que nós fomos colônia de Portugal e outras nações europeias”.

Soberania e democracia

Ao finalizar sua participação, Djacir reforçou que a mudança política deve ocorrer pelas mãos do povo e não por pressões externas ou regimes autoritários.

“Colonialismo não é um bom negócio, assim como ditadura não é um bom negócio. O certo é soberania, democracia e liberdade econômica”.

Assista a entrevista completa:

Professor classificou a ação de Trump como “Imperialismo” e alertou para riscos à soberania da América do Sul

Durante a entrevista, o professor Djacir Pereira contextualizou que o recente ataque dos Estados Unidos à Venezuela, ordenado pelo presidente Donald Trump não visa o bem-estar social, mas sim o controle de recursos estratégicos.

Durante o bate-papo com Levi Dantas, radialista e editor do BlogdoLevi, o professor Djacir traçou um paralelo histórico para explicar o momento atual, citando o que chama de “Doutrina Monroe 2.0”, uma atualização da política norte-americana do século XIX que pregava “a América para os americanos”, mas sob a ótica da dominação.

Interesse no petróleo

Djacir foi enfático ao afirmar que o pretexto humanitário esconde interesses econômicos.

“Não creiam que o presidente Donald Trump esteja preocupado com o destino da nação venezuelana (…). O que ele está interessado é apenas na maior reserva de petróleo de todo o planeta Terra localizada no lago Maracaibo”, destacou.

Risco à soberania e ao Brasil

O professor classificou a invasão como uma afronta ao direito internacional, ressaltando que a ação não teve o aval do Congresso norte-americano nem do Conselho de Segurança da ONU. Segundo ele, o movimento gera um precedente perigoso para o continente, inclusive para o Brasil.

“Isso faz com que a América Latina também se sinta ferida dentro de sua soberania”, afirmou Djacir, alertando que o Brasil, por suas riquezas naturais, está no radar de Washington.

“Aliados do presidente Donald Trump é o que não falta aqui no Brasil. (…) Alguns indivíduos infiltrados na política brasileira não fazem questão nenhuma de entregarem o Brasil aos Estados Unidos”, disparou.

Ditadura vs. Democracia

Apesar das críticas severas à postura de Trump, o historiador esclareceu que não defende o regime de Nicolás Maduro, a quem chamou de ditador, mas ponderou que a mudança de governo deve ocorrer de forma soberana e democrática, e não por força estrangeira.

“O certo é soberania, democracia e liberdade econômica”, concluiu.

Saiba mais sobre Djacir Pereira:

  • Pós-graduado em Geopolítica e História;

  • Professor de Geografia no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Sousa-PB;

  • Coordenador Pedagógico na Escola Municipal Francisco Mendes em Sousa-PB.

Leia também:

VÍDEO! “Serão 15 dias de muito trabalho e compromisso com o povo de Sousa”, afirma Amanda Silveira ao assumir a Prefeitura

VÍDEO! Amanda Silveira faz balanço da gestão, fala sobre ações políticas, relação com Executivo e eleição do 2º biênio

Crime passional: armado com uma faca e uma alavanca, homem tenta matar vereador em Santa Helena, Sertão da PB

BlogdoLevi