VÍDEO! João Neto nega que sobrinho da primeira-dama esteja sendo preparado para a sucessão em 2028. “Cabe ao povo”

Em entrevista exclusiva ao Blog do Levi e ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM de Sousa, Sertão paraibano, o prefeito de Aparecida, João Rabelo de Sá Neto (PSB), foi questionado sobre as eleições municipais de 2028 e respondeu diretamente a uma afirmação que circula na cidade: a suposta preparação de um sobrinho da primeira-dama Valéria Rita para ser o candidato a sucessor do gestor.

Assista ao vídeo do CN:

O gestor foi enfático ao negar a existência de qualquer nome sendo trabalhado neste momento e fez questão de frisar que a decisão sobre a sucessão não será unilateral, mas sim um processo amplamente discutido com o povo e o grupo político.

“Cabe ao povo, não cabe só ao prefeito”, assegurou.

No questionamento sobre o processo sucessório, João Neto afirmou que a política também vive de especulações, mas o planejamento do grupo será feito no tempo certo e de forma democrática.

“Eu acho que um processo de sucessão ele é um processo tranquilo. A definição de qualquer sucessão cabe ao povo, não cabe só ao prefeito João Neto, declarou”, acrescentando que a discussão será feita “futuramente” e que “não é uma decisão só de João Neto, é uma decisão primeiro de ouvir a população de Aparecida”.

Leia mais: VÍDEO! Incêndio atinge Vale dos Dinossauros em Sousa; Bombeiros controlam o fogo e Sudema suspende visitas

O gestor garantiu que, no momento atual, não há nada definido ou em andamento em relação a um candidato específico: “Eu nunca sentei para discutir esse nome”, reforçou. João destacou ainda que o grupo possui “grandes quadros em Aparecida” e que “qualquer vereador da Câmara de Vereadores está pronto para poder assumir uma gestão como essa”.

📍 Sobrinho da primeira-dama: liderança Sindical vs. viés político

A pergunta enviada por um ouvinte ao apresentador Levi Dantas trouxe à tona a “boca miúda” que aponta o sindicalista Ruan Dantas de Sousa, sobrinho de Valéria Rita, que também ocupa o cargo de Secretária Municipal de Saúde, como o nome que estaria sendo preparado para o pleito de 2028.

Valéria Rita, primeira-dama e Secretária de Saúde. Foto: Diário do Sertão

João Neto explicou que o boato provavelmente decorre do trabalho de liderança de Juan no município.

“Eu acho que as pessoas dizem, diz isso do sobrinho de Valéria porque Juan assumiu recentemente há um ano atrás o sindicato dos trabalhadores rurais quanto presidente”, disse.

O prefeito, no entanto, fez a distinção entre o cargo sindical e a disputa eleitoral majoritária, frisando que a questão política envolve uma discussão mais ampla do grupo.

“O viés político dele passa por qualquer outra situação em relação a uma eleição de sindicato”, finalizou.

O perfil do sucessor

Para o gestor, o mais importante para a escolha de quem o sucederá é o perfil e o compromisso com a população. Ele listou duas qualidades primordiais que o futuro candidato deve possuir:

  • Aprovação popular: “O mais importante de qualquer pessoa que venha futuramente ser um sucessor do prefeito João Neto, primeiro [é] ter a aprovação popular”

  • Humildade: “E segundo ser humilde de coração, que a gente só consegue fazer um trabalho de gestão voltada de fato para o povo.”

Concluindo, João Neto reiterou que “qualquer nome que venha substituir o prefeito João Neto, que tiver esse perfil de humildade, de querer desenvolvimento, de querer o crescimento, traça dentro do perfil”.

Por fim, o prefeito garantiu que o nome do grupo será apresentado no momento oportuno, após diálogo com a população.

Assista a entrevista completa:

Além da sucessão 2028, por cerca de 40 minutos, João Rabelo de Sá Neto detalhou as ações de sua gestão, fez um balanço das ações do primeiro ano de seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Aparecida e projetou o futuro do município. Na ocasião, o gestor abordou temas de infraestrutura, responsabilidade fiscal e política.

Balanço 2025 e destaque para habitação popular

O prefeito João Neto iniciou a sabatina dos apresentadores Levi Dantas e Leonardo Alves destacando as principais ações realizadas ao longo de 2025, com ênfase no avanço da política habitacional do município.

A grande conquista mencionada é o projeto de construção de casas populares, que ganhou impulso com a abertura da conta oficial na Caixa Econômica Federal (CEF). O planejamento visa a construção de 50 novas unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda, em uma iniciativa que conta com o apoio da Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Base Interativo de Habitação. O projeto é um marco no combate ao déficit habitacional da cidade.

Resposta às denúncias no TCE-PB e transparência

Um dos pontos centrais da entrevista foi a resposta do prefeito às denúncias feitas no Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) por membros da oposição.

João Neto reforçou a transparência de sua administração e citou decisões recentes da Corte de Contas. O TCE-PB arquivou denúncias e confirmou a legalidade e a transparência da atual gestão, derrubando acusações feitas pelo grupo político do ex-prefeito.

João Neto durante entrevista à rádio Líder FM de Sousa-PB. Foto: Paulo Ramon

Leia também:

Condenação de Fábio Tyrone por agressão à advogada Myriam Gadelha é mantida pelo STJ; ex-prefeito pode ficar inelegível

VÍDEO! Jovem com histórico policial escala muro, invade área restrita e morre ao ser atacado por leoa em João Pessoa

VÍDEO! Dr. Jarques conquista apoio do presidente da Câmara de Pombal e pré-campanha atinge 23 municípios na Paraíba

BlogdoLevi