O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) fez um balanço resumido das recentes sessões itinerantes da Assembleia Legislativa no Sertão paraibano, e concluiu que umas das principais solicitações da região é questão hídrica. Ao Blog do Levi e ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM de Sousa, nesta quinta-feira (16), o parlamentar cobrou medidas imediatas e estruturais do Governo do Estado e ao Governo Federal, alertando que a água está presente, mas não chega à população.
Galdino, que visitou nos últimos dias as regiões de São Bento, Sousa, Cajazeiras e Vale do Piancó, afirmou que o “reclamo unânime” da população sertaneja é a falta d’água. Ele enfatizou ainda a necessidade de uma solução definitiva para a questão hídrica da região.
Assista ao vídeo:
Água passando e reservatórios ociosos
O deputado destacou a contradição no acesso à água, citando grandes reservatórios e a Transposição do Rio São Francisco:
Em Piancó, onde há açudes com volume razoável, como Mãe D’água e Curemas, o problema persiste: “a água que está nas barragens não chega nas casas do Paraibano”.
A situação se repete na região de São Bento e Brejo do Cruz, mesmo com o fluxo do Velho Chico: “o São Francisco está passando… mas elas não estão sendo aproveitadas”.
Adriano sublinhou que a água que passa pela Paraíba tem um destino indesejado: o Rio Grande do Norte. Segundo ele, é preciso reverter essa situação para atender o estado.
“A água do São Francisco precisa estar na Paraíba e servir também os paraibanos, para que nós possamos dialogar sempre com a água sustentável para os agricultores familiares, para o agronegócio”, frisou.

Em Cajazeiras, a cobrança é pela perenização do Rio do Peixe e o abastecimento ao Açude Lagoa do Arroz e da Barragem Capivara.
Cobrança em audiência e sugestão de nova pasta
Galdino fez questão de frisar que a cobrança já foi levada de forma institucional e pública ao Poder Executivo. Ele revelou ter interpelado o secretário estadual responsável durante audiência pública.
“Ontem, durante a audiência pública, eu já cobrei do secretário de Deus. Já disse a ele, de forma pública, tudo o que está acontecendo no Sertão paraibano”, disse.

Ainda mais incisivo, o deputado sugeriu ao governador uma medida administrativa inédita para atacar o problema de frente: a criação de uma secretaria dedicada.
“Até sugeri ao governador para criar uma secretaria específica para cuidar do aproveitamento das águas, da gestão das águas na Paraíba. Seria muito oportuno que o governador criasse uma secretaria só para esse fim”, enfatizou.
O objetivo, segundo o deputado, é garantir que a gestão das águas seja sustentável e beneficie a agricultura familiar, o agronegócio e o desenvolvimento de todo o interior do estado. A fala de presidente da ALPB reforça a pressão sobre o governo para transformar o volume de água que existe na Paraíba em abastecimento efetivo para o sertanejo.
Leia também:
BlogdoLevi
