Corpo da médica Lúcia Sarmento está sendo velado em Sousa; sepultamento ocorre nesta segunda-feira

A Paraíba e, em especial, a cidade de Sousa, Sertão do estado, estão em luto pela perda da médica mastologista Lúcia Sarmento de Oliveira Figueiredo, uma das mais conceituadas médicas mastologistas do estado. A Dra. Lúcia faleceu aos 69 anos no último sábado (27), em um hospital na cidade de São Paulo, onde enfrentava complicações pulmonares. A informação foi confirmada por familiares e pela Prefeitura de Sousa, marcando uma grande perda para a medicina paraibana.

Natural de Sousa, a médica era uma figura central tanto na saúde quanto na política local, sendo esposa do médico José Célio de Figueiredo, vice-prefeito de Sousa. Seu trabalho era reconhecido pela dedicação inabalável, pelo acolhimento humano aos pacientes e pelo carinho com a comunidade.

Homenagens e rito de despedida

O corpo da Dra. Lúcia Sarmento foi inicialmente velado neste domingo (28) na capital, João Pessoa, onde residia. À noite, o féretro seguiu para sua cidade natal.

O velório está sendo realizado desde as primeiras horas da madrugada desta segunda-feira (29) na residência da família, localizada na Rua Júlio Marques de Melo, no bairro Alto Capanema, em Sousa.

Programação do sepultamento

O velório em Sousa seguirá até as 16h desta segunda-feira. No local, será realizada a encomendação do corpo em uma solenidade conduzida por um padre. No final da tarde, o cortejo seguirá até o Cemitério São João Batista, onde ocorrerá o sepultamento.

Médica Lúcia Sarmento. Foto: arquivo pessoal

Leia mais: VÍDEO! Hytalo Santos e o marido são presos em São Paulo; influenciador é natural de Cajazeiras, Sertão da Paraíba

A trajetória profissional de Lúcia Sarmento foi pautada pela excelência e pela atuação em instituições cruciais, deixando um imenso legado na área da saúde da mulher:

  • Formação: graduou-se na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e se especializou em Mastologia pelo Hospital de Oncologia do Rio de Janeiro.

  • Ensino: foi Professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFPB.

  • Atuação: trabalhou no Ministério da Saúde e era membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, além de integrar a Câmara Técnica de Mastologia do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).

  • Legado: mantinha consultório na Clínica PróMulher, sendo estimada por seu compromisso inabalável com a medicina.

Luto oficial e pesar das autoridades

Em sinal de respeito e reconhecimento ao seu trabalho, o prefeito de Sous, Helder Moreira Carvalho (PSB), decretou luto oficial de três dias na cidade.

Em nota emocionada, o prefeito destacou o papel de Dra. Lúcia: A Dra. Lúcia foi uma mãe dedicada, uma esposa exemplar e uma médica mastologista que dedicou sua vida a salvar vidas.”

A Câmara de Vereadores de Sousa também decretou luto oficial, reforçando que a médica deixa um legado de cuidado, solidariedade e compromisso com a vida.

Diversas entidades médicas, como o Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), o Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB) e a Associação Médica da Paraíba (AMPB), manifestaram publicamente seu pesar e solidariedade aos familiares e amigos, ressaltando a grande perda para a comunidade médica.

Leia também:

Morre aos 69 anos em São Paulo a médica Lúcia Sarmento, esposa do vice-prefeito de Sousa, José Célio de Figueiredo

Aprovada no concurso da PB Saúde, mulher cigana de Sousa usa a enfermagem para lutar por uma Saúde digna e livre de preconceitos

Tentativa de feminicídio contra cabeleireira em Sousa: Justiça mantém prisão de “Pedro Cigano” e manda soltar o filho

BlogdoLevi