No CEA em Sousa: presidente do TJPB participa de ação que garante cidadania a pessoas em vulnerabilidade

O município de Sousa, Sertão paraibano, vai receber, segunda-feira (12), mais uma edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!. A ação ocorrerá das 14h às 17h no Centro Educacional do Adolescente (CEA) Raimundo Doca Benevides Gadelha, localizado no bairro Jardim Brasília, e será direcionada aos jovens acolhidos na unidade.

O evento contará com a presença do desembargador Fred Coutinho, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Mais cedo, às 7h, ele prestará entrevista à rádio Líder FM e as plataformas digitais do programa Cidade Notícia (BlogdoLevi, Youtube, Instagram e TV Diário do Sertão).

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e organizada pela Corregedoria Nacional de Justiça, a campanha tem como objetivo principal garantir o acesso à documentação básica, como a emissão e segunda via de certidões de nascimento e casamento, para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Na Paraíba, a coordenação da campanha ‘Registre-se’ está a cargo do corregedor-geral de Justiça, desembargador Leandro dos Santos, e da juíza-corregedora Renata Câmara Pires Belmont.

Desembargador Fred Coutinho, presidente do TJPB. Foto: Ascom/TJPB

Além do presidente Fred Coutinho, a abertura da ação, no CEA, contará também com as presenças de autoridades como o diretor do Fórum da Comarca de Sousa, magistrado Vinicius Silva Coelho; o juiz da Infância e Juventude da 6ª Vara Mista de Sousa, Bernardo Antônio da Silva Lacerda; e o prefeito do município, Helder Moreira de Carvalho (PSB), entre outras.

Leia mais: Tribunal de Justiça acata recurso e absolve Salvan Mendes. “Ex gestor torna-se elegível”, diz advogado

Dando continuidade à programação, na quarta-feira (14), os atendimentos serão realizados no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus Sousa, das 8h às 17h, abertos ao público em geral. A ação reforça o compromisso do Judiciário com a promoção da cidadania e da dignidade, assegurando que todos tenham acesso aos documentos essenciais para o exercício pleno da cidadania.

Registre-se!

Em Sousa, a realização da campanha foi possível graças à articulação conjunta do diretor do Fórum da Comarca, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado da Paraíba (Arpen/PB), do Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) do município, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) e da equipe da 7ª Vara Mista de Sousa, dentre outros.

Esses agentes foram essenciais na mobilização de diversos órgãos públicos, garantindo a estrutura necessária para a execução da iniciativa no município.

Leia também:

VÍDEO! TJPB condena Estado a pagar indenização de R$ 150 mil por morte de bebê de 4 meses em Sousa. Advogada comenta

VÍDEO! Vítimas de feminicídio e homicídio em Marizópolis-PB foram atingidas com 14 tiros, conclui Numol

Sargento Pinheiro ficará preso em Campina Grande; corpos de Adriano e Carla são sepultados em Marizópolis 

BlogdoLevi com TJPB