Após vencer Caxias do Sul, Basquete Unifacisa faz história e conquista feito inédito para o esporte paraibano

O basquete Unifacisa entrou em quadra na noite desta sexta-feira (22), para receber o Caxias do Sul no Jogo 2 das Oitavas de Final do NBB, e escreveu história mais uma vez. O time de Campina Grande dominou e fechou a série em 2 a 0, vencendo a partida pelo placar de 81 a 67. Com o resultado a Unifacisa conquista um feito inédito na história do esporte paraibano, se tornando a primeira equipe a garantir uma vaga em uma competição internacional, a Sul-Americana. A equipe também consolidou a campanha de 2021/2022 como a melhor do time desde que entrou na competição.

Esta conquista, assim como todas as outras do basquete Unifacisa, é fruto de um trabalho muito sério e comprometido de todos que fazem parte deste grande projeto, a começar por sua diretoria que de forma visionária popularizou o esporte para o povo de Campina Grande, que abraçou o projeto de forma apaixonada. Hoje a cidade celebra mais uma grande conquista, junto com esta equipe que ainda irá trazer muitas outras alegrias para o estado da Paraíba.

Os destaques da partida ficaram por conta de Antônio e Crescenzi, cestinhas da partida com 19 pontos cada. Gerson com 11 pontos, 5 rebotes e 1 assistências, seguido por André Góes, que anotou um duplo-duplo de 10 pontos, 10 rebotes e 5 assistências.

Com a vitória na série, a Unifacisa avança para as Quartas de Final para enfrentar o Minas, na próxima quarta-feira, 27, fora de casa, na Arena UniBH. As quartas de final do NBB serão decididas em séries melhor de 5.

O jogo

Os donos da casa começaram a partida com tudo, foram para cima do Caxias imprimindo um bom volume de jogo, explorando bastante a altura de seus jogadores com jogadas dentro do garrafão, a estratégia que deu certo no Jogo 1 voltou a funcionar nesta partida, trabalhando muito bem a bola a Unifacisa pode atacar a cesta de forma eficiente, com um aproveitamento de 55% dos arremessos dentro da área pintada, o time de Campina Grande construiu uma vantagem de 10 pontos já no período inicial.

Leia mais: VÍDEO! Leonardo Gadelha anuncia liberação de R$ 323 mil para conclusão da reforma da rodoviária de Sousa, Sertão da PB

No segundo período o Caxias iniciou melhor, o time visitante parecia ter encontrado uma forma de jogar contra a forte defesa do Unifacisa, que forçou muitos erros do time adversário no primeiro quarto. O Caxias apostou nos arremessos de 3 pontos, onde tiveram um bom aproveitamento, para diminuir a diferença no placar, mas a reação não durou muito tempo, a Unifacisa soube administrar o jogo, valorizando a posse de bola, o time paraibano conseguiu colocar seus jogadores em boas situações de arremesso para retomar a vantagem de 10 antes do intervalo da partida.

A Unifacisa voltou do vestiário determinada a decidir a partida e fechar a série. O time de Campina Grande fez um forte jogo coletivo e pressionou a defesa adversária, os jogadores tiveram muita criatividade na armação das jogadas, sabendo explorar os pontos fracos da defesa do Caxias, encontrando jogadores sempre em boa posição para os arremessos. Defensivamente a história não foi diferente, a Unifacisa colocou uma marcação bastante organizada, onde os atletas souberam ocupar os espaços para dificultar as ações do time adversário.

Nos rebotes o time de Campina Grande também foi muito superior, com 46 rebotes ao final do jogo, as novas oportunidades geradas através dos rebotes deram mais tranquilidade para o time trabalhar no ataque. Maior em todas as estatística da partida e com o apoio de uma torcida apaixonada, que lotou a Arena Unifacisa em seu primeiro jogo de Playoffs do NBB,  a Unifacisa conquistou uma vitória histórica pelo placar de 81 a 67. Com o resultado a equipe fecha a série em 2 a 0, avança para as quartas de final e ainda escreve um feito inédito no esporte paraibano, garantindo a primeira vaga de uma equipe profissional do estado em uma competição internacional, a Sul-Americana.

“Estamos muito felizes de estar vivendo esse momento com a Unifacisa, um projeto já consolidado no cenário nacional, com metas e objetivos muito bem estruturados e a conquista de hoje era um dos nossos objetivos essa temporada, classificar a Unifacisa para um campeonato internacional, e conseguimos fazer isso. Temos que aproveitar esse momento, Campina Grande e a nossa torcida, que compareceu em peso na noite de hoje, também merecem aproveitar esse momento, mas não vamos nos dar por satisfeitos, vamos comemorar e já na sequência voltar nossas atenções para o Minas, sabemos que será um adversário muito difícil, mas esperamos fazer uma grande série contra eles também”, comentou o capitão da Unifacisa, André Góes.

Leia também:

VÍDEO! André Gadelha e Veneziano comandam debate sobre o aproveitamento das águas da Transposição em Sousa, Sertão da PB

VÍDEO! Ao julgar pedido dos concursados, juiz decide que todos os odontólogos da Prefeitura de Sousa têm direito ao piso nacional

VÍDEO! Governador inaugura rodovia que liga São Francisco a Ramada e assina ordem de serviço para construção de ginásio

Ascom Unifacisa