VÍDEO! Filme que conta a história de Frei Damião será exibido nos cinemas a partir de novembro

A Elo Company divulgou o cartaz e trailers oficiais do filme Frei Damião – O Santo do Nordeste. O aguardado filme, com première como Hors concours no Cine PE, em 2019, teve também a data de estreia nos cinemas confirmada para 4 de novembro de 2021 – um dia antes do aniversário de Frei Damião. O longa foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra e direção da cineasta pernambucana Deby Brennand.

O trailer do filme traz imagens de VHS da época de vida de Frei Damião, trechos em depoimentos de personagens que têm história de vida ligada com o capuchinho, personalidades e religiosos, além de um momento da parte do filme que reencena a realidade. Entre o elenco do longa, está o ator Andrade Junior (in memoriam), brasiliense que interpretou o Frei Damião já idoso, e, infelizmente veio a falecer em maio de 2019. Outro destaque é a atriz pernambucana Nínive Caldas, que vive uma mulher grávida, precisando de ajuda para o parto, quando é surpreendida pela ajuda e presença de Frei Damião.

Assista ao trailler:

A arte do cartaz do longa Frei Damião – O Santo do Nordeste, intitulado Hors Concours, foi realizada pelo designer e artista plástico pernambucano Adriano Marcusso. Com referências ao sagrado, a gravação em linóleo buscou representar o imaginário folclórico em torno do frei capuchinho. Um detalhe curioso da obra é que o Frei Damião parece levitar. O fato de ele “andar sem pisar no chão” era um dos dons relatados por diversas pessoas que conviveram com o missionário. Trabalhada em madeira, a obra tem como elemento principal o próprio frei, mas traz também elementos como o sol, o chão seco do sertão, a chuva e as vilas.

As expectativas para a nova fase do filme são excelentes.

“Estou muito contente, nosso filme vai finalmente chegar aos cinemas! E estamos chegando numa data super emblemática, que é a semana de aniversário do Frei Damião”, comentou Gerardo Lopes, produtor do filme.

Leia mais: 1.400 vagas: governador anuncia que edital do concurso da Polícia Civil será publicado nesta quarta-feira

O documentário teve patrocínio do Café Santa Clara, da Petrovia, da CHESF, do BNB, da Kicaldo, da Atiaia Energia e da Loja do Condomínio. A Elo Company assina a distribuição, que será em capitais e cidades do interior do Nordeste: Recife (PE), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Guarabira (PB) Natal (RN), Mossoró (RN), Arapiraca (AL) e Maceió (AL). A expectativa é que, em 2022, o filme chegue nas salas de cinema também do Rio de Janeiro e São Paulo.

O objetivo do longa, através das imagens inéditas, entrevistas, depoimentos, testemunhos de milagres e reinterpretação de acontecimentos, é mostrar um ser humano que está acima da religião. Frei Damião ia além. O documentário não foca apenas nos seus adoradores, mas se preocupa em mostrar o legado do capuchinho também para aqueles que não o conhecem e desejam entender o significado dele para uma legião de fiéis.

Festivais

Além de ter sido exibido como Hors Concours no Cine PE, o filme Frei Damião – O Santo do Nordeste vem colecionando prêmios, menções e indicações. Foi super premiado no 14º Comunicurtas, festival de cinema promovido pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. O documentário levou os prêmios de Melhor Fotografia (Breno Cesar), Melhor Som (Pablo Lopes, Paulo Umbelino, Pedrinho Moreira e Moabe Filho) e Melhor Roteiro (Nadezhda Bezerra), dentro da Mostra de Longas-Metragens. O documentário foi ainda selecionado para a mostra competitiva do 14ª Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, também da Paraíba. O longa também foi finalista na categoria melhor filme no festival Mirabile Dictu 2020 (Roma), um dos mais prestigiados festivais de cinema católico do mundo.

Sinopse:

A vida do Frei Damião de Bozzano: sua juventude na Itália, sua participação na primeira guerra mundial, a atuação como missionário no Brasil desde os anos 30 até sua morte em 1997 e os relatos de milagres que o levaram a ser chamado popularmente de o “Santo do Nordeste”.

Elenco principal:

Andrade Júnior – Frei Damião (80 anos);

Carlos Eduardo Ferraz – Frei Damião (25 anos);

Nicolas Baldini – Frei Damião (criança);

Albert Tenório – compadre;

Nivaldo Feliciano – caçador de passarinhos;

Artur Canavarro – Cícero Silva;

Nínive Caldas – mulher grávida;

Jacira Gonçalves – Dona Anita.

Participações especiais:

Frei Gianfranco Lazzari;

Rafaelle Savigni;

Frei Antônio Landi;

Frei Natale Cocci;

Dom Severino Batista de França;

Frei Jociel Gomes;

Renê Guida da Silva;

João Moreno;

Padre Evilásio Medeiros;

Manoel Antônio Dias;

Marieta Dias de Freitas;

Padre Rinaldo Pereira;

Antônio Neto;

Irmã Maria de Lourdes;

Francisco de Queiroz;

Teresa de Queiroz;

Frei Leandro Santos;

Monsenhor José Nicodemos;

Aerton Alexander;

Rosa Maria Telles;

Maria Grazia Ricci;

Maria Pia Angeli;

Filomena Angeli;

Sandra Maria da Silva;

Damião da Silva;

Frei Mauro Costa;

Frei Franklin Diniz;

Raimundo Fagner;

Frei José Nunes;

Padre Antônio Maria;

Doutor Blancard Torres;

Cícero Silva.

Leia também:

Paciente no Bairro Mutirão não resiste e número de mortes por Covid-19 chega a 159 em Sousa, Sertão da PB

VÍDEO! Conselho Regional de Odontologia anuncia que vai à justiça contra o concurso da Prefeitura de Sousa, Sertão da PB

Sousa se torna referência em cirurgia por videolaparoscopia. “Estamos pensando em novos desafios”, diz urologista

Kauê Diniz – assessoria de comunicação do filme