Produzida no Sertão, cachaça Pai Vovô é premiada em um dos concursos mais importantes do país

A cachaça paraibana Pai Vovô foi premiada no 10º Concurso Anual e Nacional da Cachaça na categoria blends de madeira. O concurso, que é considerado um dos mais importantes do país, é promovido pela Expocachaça. O anúncio da premiação aconteceu no último dia 20, durante uma live da organização.

A degustação às cegas do concurso avaliou as virtudes do blend como cor, viscosidade, aroma e sabor e concedeu destaque sensorial para a Cachaça Pai Vovô Ouro, que é uma bebida do puro caldo de cana-de-açúcar. O blend é envelhecido em barris de amburana, carvalho francês e americano.

“Nós fomos um dos primeiros alambiques do Brasil a ter um controle de temperatura de dornas constante, o que dá uma diferenciação no sabor. Além disso, a cana usada na bebida é totalmente orgânica. A cachaça é feita com o caldo da cana puro, o que nos torna uma referência no mercado”, diz Daniel Sarmento, um dos fundadores do alambique.

Apesar de ter sido lançada no mercado há quatro anos, a cachaça Pai Vovô já possui conquistas significativas. A marca foi premiada, entre outras competições, no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil, no Superior Taste Award (Bruxelas) e também possui certificação orgânica do Instituto Bio Dinâmico de Certificações (IBD).

A premiação da cachaça paraibana confirma a relevância do estado no mercado de destilados. Segundo dados de 2021 do Ministério da Agricultura, a Paraíba é um dos principais produtores de cachaça no Nordeste e está entre os dez estados brasileiros que mais produzem a bebida. Atualmente, a Paraíba possui 197 marcas de cachaças registradas no estado.

Cachaça é produzida com cana orgânica no Sertão

A cachaça Pai Vovô é produzida na Fazenda Aliança, na zona rural do município de São Domingos, situado no Sertão paraibano.

Leia mais: MP recomenda que prefeito de Marizópolis suspenda licitação para contratação de serviços médicos

A cana cultivada na fazenda é da variedade RB 92-579, que tem como característica sua alta produtividade e resistência à seca. Os fundadores do alambique ressaltam que, no plantio, não é usado nenhum tipo de insumo ou agrotóxico. Eles revelam que o segredo para uma boa cachaça é “usar uma cana de boa qualidade, cortada e utilizada no mesmo dia, além de leveduras especiais”. O alambique também tem compromisso com o meio ambiente e produz sua própria energia através de painéis solares.

Concebida a partir de um sonho familiar de criar bebidas artesanais, o alambique foi fundado em 2018 por José Vicente de Abrantes Gadelha e os filhos Daniel e Danilo. A escolha do nome da marca, “Pai Vovô”, é uma homenagem ao avô de José, que era considerado uma pessoa muito alegre e extrovertida pelos familiares.

Pai Vovô é feita em escala artesanal em alambiques de cobre, sendo comercializada nas versões ouro, prata e amburana. A produção é orientada pelo renomado consultor Leandro Marelli.

A capacidade logística da marca conta com o apoio do Grupo Vó Ita – do qual a bebida faz parte – e atende restaurantes, bares e mercados da Paraíba.

Leia também:

Tribunal de Contas aprova exercício financeiro de 2019 da Câmara de Sousa, Sertão da PB

Município de Sousa contabiliza 150 mortes causadas pela Covid-19; último paciente tinha 45 anos de idade

MP marca audiência para interrogar secretário da Prefeitura de Sousa sobre atraso nas obras do Terminal Rodoviário

Kiara Duarte