Vereador propõe distribuição gratuita de absorventes íntimos para estudantes da rede pública de São Francisco, Sertão da PB

O vereador Iarly Vanderlei da Silveira (Podemos) apresentou junto à Câmara de São Francisco, Sertão paraibano, um projeto de lei que visa instituir o Programa Municipal de Erradicação da Pobreza Menstrual, que visa entre outros benefícios, o fornecimento de absorventes higiênicos às estudantes das escolas públicas municipais, por meio de políticas de atenção à Saúde, Educação e Assistência social. Caso seja aprovado, o programa pretende atender toda classe estudantil feminina da rede pública de ensino do município.

De acordo com a proposta do parlamentar, além da distribuição de absorventes, o programa oferece ampliação sobre informações de saúde e higiene e a criação da Semana da Saúde e Higiene Menstrual no final do mês de maio de cada ano, a partir da aprovação da lei.”

“Além de tudo isso, a ideia é promover a realização de atividades, materiais e oficinas com toda comunidade escolar. Pretendemos envolver estudantes, pais, demais familiares e responsáveis, trabalhadores da educação e a comunidade em geral”, pontuou Iarly.

Leia mais: Novo decreto amplia horário de bares, restaurantes e lanchonetes até meia noite na Paraíba

O projeto será votado nesta quinta-feira, dia 12. Em caso de aprovação pelo Poder Legislativo são-francisquense, caberá ao prefeito Gerôncio Júnior (Podemos) sancionar ou vetar a matéria.

Pertencente ao grupo de situação, Iarly Wanderlei, tem 29 anos de idade, é formado em engenharia e venceu o pleito de 15 de novembro do ano passado com 200 votos, ficando na oitava colocação.

No Brasil, segundo estudos, cerca de 200 mil meninas não têm acesso aos cuidados básicos de higiene, nem acesso a absorvente durante o seu período menstrual, o que resulta, em alguns casos, no não comparecimento da aluna na aula, prejudicando assim seu desempenho escolar.

Leia também:

Pendências no CAUC deixam Prefeitura de Sousa com “nome sujo” e impedida de receber recursos federais

VÍDEO! Aparecida promoverá 11 plenárias do Orçamento Democrático Municipal, diz prefeito

Sertão passa a contar com voos diários para Recife após investimentos do Governo da Paraíba