Comarca de Sousa inicia descarte de dois mil processos físicos já digitalizados e migrados para o PJE

A Comarca de Sousa, Sertão da Paraíba, deu início ao descarte dos processos físicos, de competência cível, que foram digitalizados e migrados para o Processo Judicial eletrônico (PJe). Foram separados para descartar dois mil feitos, que integravam o acervo de cinco unidades judiciais. O descarte de processos tem como base a Resolução nº 18/2020, do Tribunal de Justiça da Paraíba, e é deliberado pela Comissão Permanente de Preservação e Gestão Documental do TJ.

O diretor do Fórum de Sousa, juiz Natan Figueredo Oliveira, explicou que nesse primeiro momento serão descartados os documentos que compõem os autos dos processos cíveis já digitalizados e migrados para o PJ-e, em conformidade com o Programa de Gestão Documental do Tribunal de Justiça.

“As varas fizeram o levantamento dos feitos hábeis ao descarte, cuja relação foi encaminhada para publicação no Diário da Justiça eletrônico, a fim de que os interessados possam, querendo, receber os autos físicos antes de serem enviados ao descarte”, destacou o magistrado, enfatizando que o procedimento importará em ganho de espaço físico no arquivo da Comarca.

Leia mais: VÍDEO! Empregada gestante tem direito de trabalhar em domicílio durante a pandemia, diz advogada sousense

A gerente do Fórum, Francineide Nascimento, ressaltou que o descarte dos processos físicos, sem serventia, pois já têm a versão eletrônica, foi uma boa iniciativa do Tribunal de Justiça, além de melhorar a organização e higienização do arquivo judicial da Comarca, que ganhou mais espaços. Ela observou, igualmente, que os feitos para o descarte são oriundos do Juizado Especial, 3ª, 4ª, 5ª e 7ª Varas Mistas.

“Vai melhorar bastante a organização dos arquivos das Varas, por conta da retirada do grande volume de caixas com processos arquivados. Além de ser um custo a menos para o Tribunal de Justiça, com a redução da aquisição de estantes, pois as que acomodavam as caixas com os processos do descarte serão reaproveitadas pelos Cartórios”, disse.

Leia também:

Após recorde de quatro mortes em 24 horas, município de Sousa salta para 131 óbitos causados pelo coronavírus

VÍDEO! Dalton Gadelha diz que está preparado para disputar mandato em 2022. “Quero começar por Sousa”

“Raimundinho do Pastelão” não resiste e morre vítima da Covid-19 na cidade de Sousa, Sertão da PB

Ascom/TJPB