A vereadora Lana Dantas (REDE), da Câmara de Sousa, Sertão da Paraíba, esteve na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Governo do Estado na tarde desta terça-feira (11) para pedir proteção de vida em razão das ameaças de morte proferidas pelo ex-assessor Evandro Cassiano. O marido dela, o pastor Emanuel Furtado chegou a ser agredido fisicamente na semana passada. Confira o vídeo no final desta reportagem!
“É inadmissível você ter sua vida nas mãos de uma pessoa sem escrúpulo, que está aí a todo momento nos difamando, denegrindo a nossa imagem e, por outro lado, o que me deixa mais preocupada e com medo de morrer, é porque eu e meu marido fomos ameaçados de morte e atacados”, afirmou.
Na capital paraibana, ao Blog do Levi, a parlamentar disse que mesmo com o pedido feito aos delegados e às medidas de proteção oferecidas ao caso que tramita na Delegacia de Polícia Civil e no fórum da comarca de Sousa, ainda teme por sua vida.
“Eu temo sim. Nós temos áudios dele mesmo dizendo que vai preso, que vai pagar pelo que deve, pelos erros, mas ele diz assim: eu saio da cadeia”, disse.
Assista ao vídeo:
Ainda nesta terça, a direção nacional da REDE emitiu nota de apoio à vereadora sousense.
Confira o teor da publicação:
A Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade vem a público externar seu apoio à Vereadora Lana Dantas (REDE-PB), que vem sendo reiteradamente ameaçada de morte com a intenção de constranger, coagir e desqualificar seu trabalho, em razão de sua firme atuação na Câmara Municipal de Sousa.
Lana Dantas é uma liderança respeitada e com trabalho altamente reconhecido e aprovado, especialmente na área da saúde. Seu trabalho como vereadora vem tendo destaque pela transparência e lisura na defesa enfática do bem-estar da população, em detrimento dos interesses de grupos privilegiados.
Tais ações contra a Vereadora são características da violência de gênero sofrida por diversas mulheres que ocupam espaços políticos; são formas que objetivam excluir as mulheres, impedir ou restringir seu acesso ou induzi-las a tomar decisões contrárias à sua vontade e é uma das causas da sub-representação das mulheres no Parlamento e nos espaços de poder e decisão e prejudica a democracia no país.
Neste sentido, também cobramos das autoridades policiais uma ação imediata, no sentido de tomar as devidas providências para apuração e devida responsabilização dos envolvidos nestas ameaças à vereadora e sua família.
Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade.
Pelo Instagram Lana também recebeu a solidariedade da ex-ministra, ex-senadora e ex-candidata à presidência República Marina Silva em repost da também ex-senadora Heloísa Helena.
Ao tomar conhecimento da postagem de Marina Silva, Evandro Cassiano fez o seguinte comentário: “as denúncias são em [partes} inverídicas e não há ameaças, o que existe são vários crimes políticos. Os quais serão julgados na forma da lei. Está se fazendo de vítima [pra] aparecer”.
O ex-colaborador acusa Dantas de compra de votos durante a campanha eleitoral de 2020.
Leia também:
Coopmaq Profissões realizará curso de operador de máquinas pesadas em Sousa, Sertão da PB
VÍDEO! Modelo natural de Sousa representa o estado da Paraíba no concurso Belezas do Brasil
Tamo Junto PB: repórter Felipe Valentim lança programa no YouTube para incentivar o turismo