Deputado afirma que técnicos do Ministério da Saúde virão ao Sertão para tratar da instalação do Laboratório Central em Sousa

O deputado federal Wilson Santiago (PTB) deu mais um passo na luta pela instalação de uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN), que deverá funcionar na cidade de Sousa, Sertão do estado. O parlamentar requisitou uma visita de técnicos do Ministério da Saúde junto com representantes da Secretaria de Estado da Saúde para averiguar as condições de instalação do equipamento na cidade. A data da visita ainda será definida.

Em janeiro deste ano, Santiago se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e reivindicou pessoalmente que o município de Sousa seja contemplado com o laboratório que irá oferecer os mesmos serviços do LACEN, sediado em João Pessoa.

“Esse projeto faz parte da intenção do Ministério da Saúde em interiorizar a oferta dos serviços de saúde e evitar que os pacientes do Sertão tenham que se deslocar para a capital”, afirmou.

Leia mais: Confira as datas: Governo antecipa feriados para evitar maior propagação da Covid-19 na Paraíba

O LACEN do Sertão deverá oferecer inúmeros serviços para toda a população da região, como exames de Dengue, Chikungunya, Zika, Febre amarela, Influenza, Covid-19, Leishmanioses, Raiva, entre outros. A princípio as instalações deverão funcionar no Hospital Regional de Sousa.

Além da importância na identificação para tratamento de doenças, o deputado também destacou a função desempenhada pelo LACEN no controle e análise da água para consumo humano.

“Tudo isso é de fundamental importância para uma região brasileira com extenso déficit em saneamento básico”, finalizou.

Leia também:

MPF move ação de usucapião coletiva para regularizar moradias da comunidade cigana em Sousa, Sertão da PB

VÍDEO! Vereador da região de Sousa cai em golpe e perde R$ 10 mil para estelionatário. “Quando vi tremi e passei mal”

Energisa eleva disponibilidade de energia para Sousa e municípios da região com linha de alta tensão