Bispo decide que igrejas da Diocese de Cajazeiras permanecem fechadas. “Unamo-nos para que possamos reabrir na Semana Santa”

Nesta sexta-feira (12) a Diocese de Cajazeiras, Sertão paraibano, prorrogou até o próximo dia 26 de março a suspensão das celebrações com presença de fiéis. A decisão foi comunicada pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Sales através de Nota Oficial com a atualização das orientações para as Paróquias e Comunidades no contexto do avanço da Covid-19.

Clique AQUI para baixar a atualização das diretrizes contra à Covid-19

O documento também manteve o adiamento de casamentos e batizados para data oportuna e segura. Estabeleceu, ainda, que as Igrejas devem permanecer abertas para visitação e oração pessoal dos fiéis, além da continuidade da assistência prestada pelas Paróquias e sacerdotes, desde que todas as medidas sanitárias sejam devidamente respeitadas.

Previsão de reabertura

Segundo o documento, após essa data [26 DE MARÇO], “onde se mostre possível o retorno seguro às celebrações com a presença de fiéis, ainda que com limitação de quantidade, cada Pároco ou Administrador Paroquial, ouvido o Conselho Pastoral Paroquial – CPP, avalie prudentemente e encaminhe ao Bispo Diocesano pedido de autorização para a reabertura das Igrejas de sua Paróquia para as celebrações presenciais, e, se autorizado, que sejam observadas em tudo as medidas de profilaxia e de distanciamento social”.

Leia mais: Uma pessoa de Sousa ganha mais de R$ 1 milhão na Loteca; apostadores de Brejo do Cruz e SP também levaram o prêmio

Nesse mesmo contexto, nas cidades que possuem mais de uma Paróquia, a possibilidade de retorno das celebrações presenciais deverá ser analisada em comum por todas as circunscrições.

Semana Santa

Para a Semana Santa e da Páscoa do Senhor, celebrada este ano de 28 de março (Domingo de Ramos) à 04 de abril (Domingo de Páscoa), a Diocese emitirá novas diretrizes e orientações litúrgicas.

Preocupação

Dom Francisco de Sales demonstra extrema preocupação com a atual situação pandêmica e pede o compromisso de todos no enfrentamento ao novo coronavírus: “[…], diante da instabilidade do momento presente, como pastor e pai, vimo-nos forçados, por dever de consciência, a adotar medidas difíceis e que nos angustiam, como a restrição temporária da participação presencial dos fieis na celebração dos sacramentos, sobretudo na Eucaristia. Diante disto, urge que todos nós, pastores e rebanho, tomemos consciência da gravidade das circunstâncias presentes e das responsabilidades que a cada um compete, sem nos evadirmos em arrazoados que em nada colaboram com a lúcida compreensão de nossa fé cristã e com a solução do drama no qual estamos imersos, enquanto membros de uma mesma família humana.”

Rogando a intercessão de São José, o Bispo exorta que todos “unamo-nos em fervorosa oração para que a conjuntura sanitária possa evoluir positivamente nos próximos dias, a fim de que, como preito de nossa gratidão, mesmo com as restrições e limitação de participantes, possamos reabrir nossas Igrejas para a celebração presencial dos atos litúrgicos da Semana Santa.”

Leia também:

VÍDEO! Do alcoolismo à reciclagem: a emocionante história de superação do gari ecológico de Aparecida, Sertão da PB

Após duas mortes seguidas, aumenta para 78 o número de óbitos causados pela Covid-19 em Sousa

AIJE de Marizópolis: juiz julga improcedente denúncia de compra de votos contra Luquinha do Brasil 

Pascom/Diocese de Cajazeiras