VÍDEO! Vereadora Bruna Veras apresenta projeto de lei que torna igrejas de Sousa em serviços essenciais

A vereadora do município de Sousa, Sertão paraibano, Bruna Veras (PSC) falou ao portal e TV Diário do Sertão sobre um projeto de lei de sua autoria que tramita na Câmara Municipal, tornando as igrejas como serviços essenciais e com isso podendo garantir que fiquem abertas em meio à pandemia do novo coronavírus.

O projeto poderá entrar em votação nesta terça-feira (09) e na ocasião os vereadores decidirão pela aprovação ou reprovação.

“Acredito que esse projeto deverá ser aprovado por unanimidade, até porque foi um assunto bastante debatido, tendo em vista a necessidade das pessoas cristãs, sejam elas católicas ou evangélicas, pois a constituição federal determina a liberdade de culto, esse é um direito inviolável, nem o presidente da república pode torná-lo sem efeito, tampouco o governador do Estado e muito menos o prefeito de uma cidade”, destacou Bruna.

Assista ao vídeo da TVDS:

Leia mais: VÍDEO! Prefeito de Cajazeiras volta a associar deputado Júnior Araújo à Operação Andaime

O decreto emitido no dia 24 de fevereiro de 2021, pelo governador João Azevêdo (Cidadania), determina à suspensão de aulas presenciais nas escolas das redes estadual e municipais de todo o estado, dos cultos, missas e cerimônias religiosas presenciais nos municípios classificados com bandeiras vermelha e laranja, na avaliação epidemiológica do Plano Novo Normal Paraíba.

Dentre as medidas de prevenção, dos dias 24 de fevereiro à 10 de março, está sendo adotado o toque de recolher das 22h às 5h. Para Bruna Veras, o seu projeto de lei deve beneficiar as igrejas evangélicas, já que os templos católicos dependem de autorização da Diocese de Cajazeiras:

“Esse nosso projeto não alcança a Diocese de Cajazeiras, me referindo a igreja católica, a Diocese tem uma autonomia de interferir no funcionamento das igrejas, mas as igrejas evangélicas, são os pastores que decidem se abrem ou não, eles tem essa liberdade”, finalizou.

A vereadora destacou também a importância das igrejas manterem todas as medidas de higiene e distanciamento entre os fiéis.

As igrejas

Anteriormente ao decreto estadual as Igrejas evangélicas e católicas de Sousa já vinham adotando as medidas de segurança para que os fiéis frequentassem tranquilamente os templos.

Nos locais, foram disponibilizados álcool em gel, distanciamento entre bancos e cadeiras, aferição de temperatura, número da capacidade de lotação reduzida e outros recursos para a não propagação do vírus, conforme exigido em normativa.

Leia também:

Adolescente de 17 anos é encontrado morto com disparos de arma de fogo em Sousa, Sertão da PB

João Azevêdo autoriza início da obra da Avenida Perimetral Oeste na cidade de Sousa

VÍDEO! Ao sugerir que Prefeitura de Marizópolis pague auxílio emergencial, vereadora manda recado ao prefeito: “corte as regalias dos parentes” 

Diário do Sertão