Apenas 470 profissionais de saúde serão vacinados contra a Covid-19 em Sousa; médico de Santa Cruz já recebeu a primeira dose

Dos cerca de 2.800 profissionais da área de saúde que prestam serviços em Sousa, Sertão da Paraíba, pouco mais de 470 serão vacinados contra a Covid-19 na primeira remessa da etapa inicial de doses da CoronaVac a serem entregues nesta terça-feira (19) ao Governo do Estado e aos municípios. A informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Saúde.

De acordo com Amanda Silveira Dantas, a quantidade de vacinas destinadas para Sousa é de aproximadamente 940 doses, sendo que a primeira será aplicada de imediato e a segunda em um prazo de 21 dias.

“Não vamos receber o esperado para atender a todos os nossos profissionais, mas seguindo o protocolo do Ministério da Saúde iremos vacinar aquelas pessoas que estão envolvidas mais diretamente no combate ao vírus”, disse.

A gestora municipal também informou que servidores da UPA da Estação, SAMU, postos de saúde e da Ala Covid dos hospitais Regional e Santa Terezinha serão os primeiros a tomarem a vacina.

Leia mais: Moradora de São Gonçalo não resiste a Covid-19 e Sousa contabiliza o 57º óbito da doença

Ainda segundo Amanda Silveira, ao passo em que novas remessas das vacinas da CoronaVac ou da Oxford/AstraZeneca sejam enviadas, mais profissionais e outros públicos serão atendidos.

Paraíba

A Paraíba vai receber 92.960 doses da vacina Coronavac. Serão contemplados com essa primeira remessa 34% do previsto dos trabalhadores da saúde (42.925), 10.432 indígenas aldeados, 1.212 pessoas idosas em instituições e 120 pessoas com deficiência que estejam institucionalizadas.

Médico de Santa Cruz vacinado

O primeiro paraibano vacinado contra a Covid-19 foi o médico neurologista Almir Ferreira de Andrade, de 79 anos, natural de Santa Cruz, município localizado na região de Sousa. Ele foi imunizado neste domingo (17), no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em São Paulo, logo após a aprovação do uso emergencial da Coronavac por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O médico atua como coordenador do pronto socorro de neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Também é professor doutor livre-docente junto ao Departamento de Neurologia, disciplina de Neurologia, pela FMUSP.

Para ele, a vacinação é um recomeço. “Esse dia hoje é uma dádiva. Vai permitir que a gente trabalhe com mais tranquilidade atendendo pacientes de Covid-19. Como Joe Biden, presidentes dos Estados Unidos, estou me sentindo como um menino, que está começando agora”, disse Almir.

Leia também:

Fim do suspense: ex-vereadora comandará a Secretaria de Educação em Aparecida; confira a relação completa

Confirmada a 64ª morte causada pelo novo coronavírus em Sousa; paciente morava no distrito de São Gonçalo

Covid-19: Secretaria de Saúde recorre à polícia para garantir segurança da vacinação em Sousa; confira plano operacional do Governo do Estado