Compra de votos: Ministério Público pede cassação de prefeito e vice eleitos em Marizópolis

O Ministério Público da comarca de Sousa pediu a cassação do prefeito eleito de Marizópolis, Sertão da Paraíba, Lucas Gonçalves Braga (PSDB), popularmente conhecido por “Luquinha do Brasil”, e do seu vice, José Francisco de Abreu (PSDB), conhecido como “Deuzinho”. Os dois são alvos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), acusados de abuso de poder político e econômico e compra de votos na eleição de 2020.

A AIJE foi assinada pelo promotor de justiça Manoel Pereira de Alencar, da 35ª Zona Eleitoral, a partir de denúncia de um cidadão que procurou o MP para informar, com prova de áudio, que ele e sua família receberam R$ 1.500 (mil e quinhentos reais) para votar na chapa de Luquinha do Brasil.

Conforme o denunciante, em outubro deste ano Luquinha do Brasil juntamente com o então candidato a vereador também pelo PSDB, Jorgenaldo Martins, foram até sua residência no sítio Olho D’água, zona rural de Marizópolis, e lhes ofereceram a citada quantia em dinheiro.

Consta na ação que a negociação com o vereador Jorgenaldo Martins foi gravada pelos eleitores como prova da transação ilegal.

Leia mais: VÍDEO! Bruna Veras sobre governo Tyrone III: “espero que não seja daqui pra pior”

Os atos ilícitos podem acarretar na cassação dos diplomas de Lucas Gonçalves Braga, José Francisco de Abreu e Jorgenaldo Martins, assim como, a cassação de seus mandatos.

Luquinha do Brasil venceu o pleito com 2.747 votos (53,91%) contra 2.349 (46,09%) de seu opositor, Jeferson Vieira (PDT). Jorgenaldo Martins, candidato a vereador pelo PSDB não se reelegeu e ficou na suplência com 176 votos.

O outro lado

O Blog do Levi procurou o advogado Laurindo Segundo, um dos representantes da coligação de Lucas e Deuzinho durante as eleições, para dar explicações acerca da denúncia, mas até o fechamento desta matéria (20h29) não retorno das mensagens enviadas na manhã deste domingo (27).

Leia também:

Covid-19: Secretaria de Saúde confirma morte de ex-candidato a prefeito e a vereador de Marizópolis

Com aval de João Neto, vereadores decidem candidaturas à presidência da Câmara de Aparecida

Morre a 58ª vítima da Covid-19 em Sousa; Marizópolis contabiliza o terceiro óbito da doença

Diário do Sertão