Justiça mantém decisão que obriga Prefeitura de Sousa a disponibilizar cadeira de rodas para criança com microcefalia

A Segunda Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a sentença proferida pelo Juízo da 7ª Vara Mista da Comarca de Sousa, Sertão do estado, que, nos autos da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público da Paraíba em favor de uma menor portadora de Microcefalia (CID 10 Q 02), julgou procedente o pedido inicial, condenando o Município de Sousa ao fornecimento da cadeira de rodas adaptada com prancha de alimentação e apoio de cabeça. A relatoria da Apelação Cível nº 0804245-88.2017.8.15.0371 foi do juiz convocado João Batista Barbosa.

No recurso, a Prefeitura alegou que a demanda deveria ter sido ajuizada, também, em face do Estado da Paraíba. No mérito, sustentou que a parte autora não comprovou a hipossuficiência econômica, que ateste não poder arcar com os custos do equipamento. Aduziu que os documentos apresentados em nada esclarecem a condição financeira da unidade familiar. Enfatizou que o laudo médico apresentado não definiu, com clareza, a necessidade ou imprescindibilidade do equipamento como o adequado ao tratamento da paciente.

Leia mais: Marcelo Vale é eleito prefeito de Nazarezinho com 51,46% dos votos

O relator do processo destacou que a Constituição Federal estabelece que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, devendo ser assegurada mediante políticas sociais e econômicas que promovam o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

“A proteção constitucional à vida e à saúde, como valores corolários da dignidade da pessoa, impõe sua primazia sobre princípios de direito financeiro e administrativo, como é o caso da questão orçamentária geralmente invocada e de impedimentos de ordem estrutural de organização do Sistema Único de Saúde. Nessa seara, inaplicável inclusive a justificativa da reserva do possível”, destacou o relator.

Da decisão cabe recurso.

Clique AQUI e confira a íntegra do acórdão!

Leia também:

Por motivos financeiros, FPF anuncia que não haverá Campeonato Paraibano em 2021

Corpo de taxista que se envolveu em acidente com morte de três ciganos é encontrado na zona rural de Sousa

Veja o mapa: Via Perimetral de Sousa terá 4,3 quilômetros e ligará a Avenida Nelson Meira e a BR 230 à saída para Uiraúna

Ascom/TJPB