Eleições 2020: oposição anuncia João Neto e Hélio Roque como candidatos a prefeito e a vice em Aparecida, Sertão da PB

A oposição do município de Aparecida, Sertão da Paraíba, definiu nesta quinta-feira (10) os nomes do vereador João Neto (PL) e do empresário Hélio Roque (Cidadania) como candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito nas próximas eleições.

A candidatura de João Neto já havia sido anunciada anteriormente, enquanto a de Hélio Roque foi confirmada nesta noite após uma reunião que contou com a presença de lideranças da oposição, a exemplo dos ex-prefeitos Valdemi Oliveira e Zé de Boi Velho, do advogado Danilo Vieira, vereadores, ex-vereadores e demais integrantes do bloco oposicionista.

O vereador Fladison Pereira de Araujo, mais conhecido como Fladin de Chico de Santa e o advogado Danilo Vieira também pleiteavam a vaga de vice, mas por consenso o grupo optou pelo nome de Hélio Roque.

“A partir de agora estamos construindo uma nova realidade, pois precisamos tirar Aparecida do atraso, e para isso é necessário que a população compreenda que nossa luta não vem de hoje. Com Hélio e os demais homens de bem do nosso grupo, haveremos de implantar uma campanha de alto nível com resultados vitoriosos para a população”, disse João Neto.

A convenção para homologação da chapa será realizada na próxima próxima quarta-feira, dia 16.

Leia mais: Motorista morre vítima de acidente de moto próximo ao Núcleo 2, em Sousa

João Rabelo de Sá Neto tem 42 anos de idade e está exercendo o segundo mandato de vereador, sendo o mais votado para o cargo nas últimas duas eleições. Em 2016 alcançou 705 votos, enquanto que em 2012 conquistou 514 votos.

O oposicionista é agricultor e de origem dos assentamentos rurais da reforma agrária. João tenta sua primeira eleição para prefeito, cuja pretensão vem sendo divulgada desde julho através de Lives transmitidas pelas redes sociais nas últimas oito semanas.

Candidato a prefeito nas últimas duas eleições, Hélio Roque de Assis é empresário e tem 45 anos de idade. Em 2016 conseguiu 2.774 votos, perdendo o pleito por uma diferença de apenas 137 votos. Quatro anos antes, Hélio foi o segundo colocado com 2.345 votos.

Com 6.532 eleitores aptos ao voto em 15 de novembro, Aparecida pertence a sexagésima terceira (63ª) Zona Eleitoral da comarca de Sousa.

De acordo com a Estimativa Populacional do IBGE, o município tem 8.416 habitantes residentes em uma área geográfica de 291,478  quilômetros quadrados (km²).

Aparecida teve a sua fundação com povoado no ano de 1926, ao lado do Rio do Peixe e bifurcação do Rio Piranhas, na fazenda denominada “Canto”, mantendo esse nome até o ano de 1936, em uma área doada por herdeiros de João Batista da Silva ao Patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios, onde foi celebrada a primeira missa.

Em 1962, Aparecida foi levada a categoria de Distrito, sendo seu território demarcado, aprovado e publicado ao diário oficial do Estado da Paraíba.

No dia 2 de janeiro de 1962, o então governador do Estado da Paraíba, Pedro Moreno Gondin, vetou o decreto legislativo nº 477, de 15 de dezembro de 1961, originário do projeto nº 443/61, que criava o município de Aparecida, atendendo a seu pleito de emancipação política e, consequentemente, o desligamento do município de Sousa, ao qual pertencia.

O município foi criado pela lei nº 5.896 de 29 de abril de 1994, 106 da proclamação da República, e realizou-se no dia 3 de outubro de 1996, a sua primeira eleição para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores.

Distrito criado com a denominação de Aparecida, pela lei estadual nº 2759, de 08-01-1962, subordinado ao município de Sousa.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Aparecida, figura no município de Sousa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aparecida, pela lei estadual nº 5896, de 29-04-1994, desmembrado de Sousa. Sede no antigo distrito de Aparecida.

Constituído do distrito sede.

Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Leia também:

Na região de Sousa: MP e Justiça Eleitoral recomendam que partidos e pré-candidatos não realizem eventos presenciais 

Sousa: aposentada Margarida Bezerra não morreu de forma violenta, revela polícia

Eleições 2020: PSC escolhe Leonardo Gadelha como candidato a prefeito de Sousa e Myriam demonstra insatisfação

Com informações de IBGE e TSE