Feito inédito em Sousa: empresários comemoram usucapião diretamente no cartório. Advogados comentam

Objetivando a regularização de um imóvel que funciona como estabelecimento comercial há aproximadamente 15 anos, os empresários Leudo Dantas e Edna Dantas optaram por uma maneira menos burocrática e ao mesmo tempo de baixo custo financeiro. O usucapião extrajudicial com acompanhamento de uma equipe de advogados se tornou o primeiro procedimento realizado desta forma na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba.

Naiara Antunes, advogada sousense

A advogada Naiara Antunes informou que a usucapião é uma das maneiras de aquisição do direito de propriedade e do mesmo modo que a compra, a doação e a herança, existe previsão legal da usucapião como uma maneira de alguém ser dono de um imóvel. Para ter o reconhecimento de seu direito de dono pela usucapião, podem-se seguir dois caminhos: a via judicial ou a extrajudicial.

“Introduzido do ordenamento jurídico há alguns anos, a modalidade de usucapião extrajudicial ainda é pouco conhecida. A escolha pelo procedimento feito diretamente no cartório é baseada na concordância dos envolvidos de maneira que o possuidor seja reconhecido como novo dono”, explicou Dra. Naiara.

Leia mais: Cinco mortes: familiares falam pela primeira vez sobre a tragédia de José da Penha, RN

Assim como no caso de Leudo e Edna, o pedido de usucapião extrajudicial deve ser feito por aquele que tem a posse atual do imóvel. Além disso, é preciso esclarecer que pelo fato da lei ter previsto diferentes figuras de usucapião, cada uma delas possui um prazo específico.

O procedimento é diretamente processado no cartório do registro de imóveis da comarca em que estiver o imóvel, a requerimento do interessado, representado por advogado.

Equipe Vaz Ferreira Advogados, Belém-PA

Os advogados paraenses que atuaram na causa garantem que para realizar o procedimento de usucapião diretamente no cartório é mais simples, rápido e vantajoso, pois o prazo de tramitação é reduzido quando comparado aos processos judiciais que chegam a durar no mínimo três anos nos casos mais simples.

“Uma possibilidade muito interessante desse procedimento é ser uma ferramenta de regularização de imóveis que foram comprados ou herdados e não foram registrados no nome da pessoa que comprou ou herdou e depois passaram a ser negociados como [contratos de gaveta]”, relatou a banca Vaz Ferreira.

Comemoração de uma conquista

O procedimento da usucapirão do estabelecimento dos empresários sousenses foi concluído em novembro do ano passado, mas até hoje o feito é comemorado por eles, sobretudo pelo baixo custo no trâmite e pelo alívio proporcionado em razão da desburocratização.

“Olhar seu empreendimento devidamente regularizado representa uma grande conquista que só se tornou possível graças à atuação do escritório de advocacia Vaz Ferreira, localizado em Belém, capital do estado do Pará e da advogada sousense Naiara Antunes que conduziram o feito da maneira mais rápida possível. Ter escolhido realizar o procedimento no cartório foi a melhor coisa que fiz”, finalizaram Leudo e Edna.

Leia também:

Durante Live, João Neto e Laércio Filho discutem potencialidades de Aparecida. “Criar o Dia D do Comércio”

Notificada a 14ª morte por Covid-19 em Sousa e casos confirmados já passam de 1.000

Sobe para 13 o número de mortes causadas pela Covid-19 em Sousa. Mais dois óbitos estão em investigação