Sabe aquelas histórias de superação que vale a pena parar para ver e rever? Assim é o exemplo de foco, força e perseverança de Flávio César Capitulino, um sousense que ganhou o mundo com “a cara e a coragem”. Confira o vídeo no final desta reportagem!
Residindo em Paris, capital da França, desde meados da década de 1990, o talentoso paraibano é um dos maiores nomes do mundo na restauração de quadros e outras obras de arte, tendo realizado trabalhos para celebridades como Madonna, Elton John, além de renomadas galerias, monumentos históricos, entre outros. A última contratação foi feita este ano pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Neste sábado (21) o artista veio ao seu lugar de origem: o distrito de São Gonçalo, onde visitou familiares, amigos e viu de perto o açude que está transbordando desde o último dia 16.
Em conversa exclusiva com o Blog do Levi, Capitulino relatou toda sua trajetória de superação até chegar a França.
“Nasci aqui em Sousa, fui pra São Gonçalo, de São Gonçalo voltei pra Sousa, de Sousa para Campina Grande. Cheguei em Campina Grande aos três anos de idade e aos 17 fui embora para Paris”, disse.
Leia mais: 70 anos da ABAP: Ruy Dantas representa a Paraíba em Brasília
Na primeira parte da entrevista gravada na Praça do Rosário, em Sousa, o artista falou de seu amor pela pintura, as dificuldades do começo da carreira na capital francesa, o primeiro emprego como restaurador e a independência ao abrir o seu próprio ateliê.
“Eu fiz todo tipo de trabalho que você possa imaginar lá: lavar bunda de menino, cuidar de velho, limpeza… Ganhei o mundo, continuo trabalhando no mundo todo e restaurando obras inestimáveis “, revelou.
Assista ao vídeo:
Leia também:
Sobe para 8 o número de casos suspeitos de coronavírus em Sousa. Um está descartado
Pacientes suspeitos de coronavírus em Sousa estão em quarentena, diz diretor da UPA