Órgãos de homem natural de Sousa são doados para três pessoas que aguardavam na fila

O fígado e os rins de um homem de 53 anos de idade, natural de Sousa, Sertão paraibano, foram doados para três pessoas que aguardavam na Fila Única da Central de Transplante. O procedimento de captação dos órgãos foi realizado na última quinta-feira (23) no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, em parceria com a Central de Transplante da Paraíba e do Distrito Federal.

Após a confirmação da morte encefálica do sousense que residia no distrito de Lagoa dos Estrelas, zona rural de Sousa, a família autorizou a doação de múltiórgãos. A atitude solidária foi a primeira captação deste ano na unidade de saúde do Governo do Estado.

O esposo de uma prima do doador disse ao Blog do Levi na noite deste sábado (25) que ele era tratado de aneurisma, foi operado, recebeu alta, mas três dias depois sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC), do tipo hemorrágico. O sepultamento ocorreu nesta sexta-feira (24) no distrito de Bandarra, município de São João do Rio do Peixe.

No hospital, colaboradores da instituição prestaram homenagem à família doadora. Aplausos preencheram o silêncio daquele momento, e Pedro Jocelanio, 29 anos, filho do doador, expressou emocionado o momento vivido. “A partida do meu pai, nos deixou sem chão. Mas era uma característica dele ajudar as pessoas. Isso reforça nossa certeza de que ele ajudou a todos enquanto pôde. Estou emocionado, e essa cena dos funcionários aplaudindo nossa passagem não sairá jamais da minha cabeça. Meu pai merecia sim, tudo isso”, declarou.

Leia mais: Oito anos sem Salomão Gadelha: “vão lembrar de mim quando abrirem as torneiras de suas casas” ÁUDIO!

De acordo com a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Metropolitano, Patrícia Monteiro, o agradecimento a família doadora se faz necessário. “Desde o momento da abertura do protocolo até a confirmação, após exames criteriosos, de morte encefálica, realizamos um trabalho de esclarecimento e acompanhamento junto a família. Atrelado a isso, buscamos sensibilizar, e a família desse paciente, nos concedeu a autorização. Um sim, que ajudará a salvar outras vidas. Uma atitude nobre que os nossos colaboradores fizeram questão de agradecer, e a emoção tomou conta de todos” afirmou.

A equipe médica responsável pela captação dos órgãos veio do Distrito Federal. “Os órgãos foram ofertados no sistema de doação a nível nacional e a compatibilidade de um dos receptores da lista de espera, era do Distrito Federal. Vinhemos realizar a captação que ocorreu com sucesso”, afirmou o médico, Luiz Gustavo Guedes Diaz.

“Tivemos todo o apoio necessário dos técnicos, enfermeiros e demais médicos do Metropolitano. Viajamos todo o país, sempre que necessário, para realizar captações, e estamos admirados com o porte técnico e clínico desse Hospital. O sucesso foi graças ao empenho de todos” acrescentou Gislaine de Albuquerque, enfermeira da equipe de captação do Distrito Federal.

Leia também:

Valdemir Oliveira é empossado no comando da Prefeitura de Aparecida, região de Sousa

Professora Sandra Mara é nomeada para comandar a Décima Gerência de Educação

Provas do concurso de São José da Lagoa Tapada serão aplicadas em março. Confira o edital!

Com informações de Hospital Metropolitano