Sousa, no Sertão da Paraíba, já contabiliza neste ano, cinco confirmações de sarampo e com isso, é o segundo município com mais casos da doença no estado da Paraíba. A cidade Sorriso” perde apenas para João Pessoa, que tem 16 pacientes observados. Santa Cruz, na região de Sousa, também teve um caso confirmado.
Os dados foram divulgados na última sexta-feira (29) pela Secretaria de Saúde do Estado e ratificados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (02).
Em outubro, dois casos da doença haviam sido confirmados em Sousa. CLIQUE AQUI E RELEMBRE!
Ao todo, foram notificados 17 casos em Sousa. Além das cinco confirmações, oito foram descartados e quatro estão sob investigação.
“Foram quatro casos no Bairro Alto do Cruzeiro e um no Bairro Mutirão, mas acreditamos que a cadeia de transmissão já foi quebrada”, disse Edson Fernandes, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.
Cadeia de transmissão é o contato direto da pessoa saudável com uma pessoa que tem ou esteve com os sintomas da doença dentro de um período de 21 dias.
Santa Cruz na lista
O boletim da SES revela que com 44 casos confirmados, o sarampo já atingiu 73 municípios paraibanos e teve confirmações, além de Sousa, nos seguintes lugares:
Santa Cruz (1);
Bananeiras (1);
Cabedelo (1);
Conde (1);
Congo (1);
Guarabira (1);
Imaculada (1);
Lagoa Seca (1);
Santa Cecília (2);
São Miguel de Taipu (2);
Barra de São Miguel (2);
Bayeux (3);
Campina Grande (3);
Santa Rita (3);
João Pessoa (16).
Leia também:
“Minha vida acabou”, diz mãe de criança de dois meses que morreu asfixiada em Marizópolis
Criança de dois meses morre asfixiada ao dormir com os pais na região de Sousa