Batista e Alexandre: as promoções e a trajetória de dois militares do Batalhão de Sousa, PB

Dois policiais em atividade na área do 14º Batalhão da Polícia Militar de Sousa, Sertão paraibano, foram promovidos pelo comando geral da corporação na última semana. Francisco Batista de Sousa e Williams Alexandre de Lira, agora são respectivamente, capitão e segundo sargento.

Capitão Batista tem 51 anos de idade e é natural de Coremas. Chegou à Sousa para estudar e não mais saiu. Em 1989, prestou concurso público, sendo aprovado em 1º lugar para o Curso de Formação de Soldados. Em 1992, foi aprovado no concurso interno para o Curso de Formação de Sargentos. No mesmo ano recebeu promoção para 3º Sargento.

Nove anos depois, Batista avançou à graduação de 2º Sargento. Em 2004, submeteu-se ao Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública, ato necessário que lhe rendeu a promoção de 1º Sargento no ano seguinte.

Imagem aérea do 14º BPM de Sousa

Após mais um concurso interno, Batista foi promovido no ano de 2011 ao posto de 2º tenente. dois anos adiante, já era 1º tenente e agora em 2019, conquistou a patente de capitão.

Além das qualificações profissionais, o Capitão Batista detém formação acadêmica com Bacharelado em Direito, formado pela Universidade Federal de Campina Grande.

Leia mais: VÍDEO! Advogada aciona justiça de Sousa contra médico e hospital em defesa de mãe que perdeu o bebê

O oficial da PM tem no curriculum, os seguintes títulos Lato Sensu: especialista em direito previdenciário pela FIP (Faculdades Integradas de Patos), especialista em educação em direitos humanos pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e especialista em direito penal e Direito processual penal, pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande-PB).

Batista é mentor do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar da Paraíba, com atuação nas cidades de Cajazeiras, Vieirópolis, Santa Cruz, São José da Lagoa Tapada, São Francisco e Sousa.

Pelotão de Trânsito de Sousa

De Pernambuco à Paraíba – Filho de Ubaldo Alexandre de Lira (em memória) e Luíza Medeiros de Lira, o 2º sargento Williams Alexandre tem 48 anos de idade e nasceu em Timbaúba, interior do estado de Pernambuco.

Em 1992 passou a integrar a Polícia Militar da Paraíba. Nove anos mais adiante foi promovido a patente de cabo e em 2014 assumia o posto de 3º sargento. No último dia 08 deste mês, Alexandre foi agraciado com mais uma promoção: 2º sargento.

Com 27 anos de trabalho, o militar desempenhou funções como motorista de rádio patrulha, patrulheiro de RP, telefonista de Copom, patrulheiro da Operação Manzuá entre os anos de 1992 a 2000.

Sargento Alexandre exerceu por oito anos, trabalho de destaque a frente do Destacamento do município de Vieirópolis. Atualmente desempenha a função de fiscal de trânsito do Segundo Pelotão de Trânsito da cidade de Sousa, por onde também já exerceu o cargo comandante da unidade.

Leia também:

VÍDEO! Jornal Nacional destaca Vale dos Dinossauros ao apresentar jornalista paraibana

Após 580 dias preso, Lula recupera a liberdade

6×5: STF muda de posição e derruba prisão após condenação na 2ª instância

Fotos: 14º BPM e PPTran