Dois casos confirmados de sarampo em Sousa, Sertão da PB

Uma notícia desagradável e preocupante neste começo de novembro: dois casos de sarampo foram confirmados na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba. Os pacientes são uma criança de 9 anos, residente no Bairro Alto do Cruzeiro (zona norte) e outra de apenas quatro meses, residente no Bairro Mutirão (zona sul).

Leia mais: Veja imagens das últimas homenagens a “Dão do karatê”, morto com três tiros em Sousa

Mês passado o Blog do Levi publicou que haviam três casos suspeitos. Destes, dois foram confirmados. Clique AQUI e relembre a reportagem de 15 de outubro deste ano!

Nesta quinta-feira (31), a Secretaria de Saúde de Sousa apresentou informações acerca da confirmação dos dois casos.

Confira a nota:

A Secretaria de Saúde do Município de Sousa (SMS) através da equipe de Vigilância Epidemiológica do município notificou até a 43ª semana epidemiológica (26/10/2019), 12 (doze) casos suspeitos de Sarampo, desses, 04 (quatro) casos foram descartados, 06 (seis) estão em investigação, e 02 (dois) casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN).

Os casos confirmados são de pacientes com idade de 09 anos e uma com 04 meses, ambos não possuíam histórico vacinal.

Conforme investigação epidemiológica o meio de transmissão se deu por pessoa advinda do Estado de São Paulo, atualmente residindo na cidade de Sousa-PB, sendo este o contato transmissor suspeito dos casos confirmados até o momento.

Todas as medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde, obedeceram os protocolos do Ministério da Saúde, sendo elas: busca ativa de crianças não vacinadas, notificação de casos suspeitos, bloqueio vacinal, coletas para realização de exames e monitoramento de casos notificados.

Ademais, a Secretaria de Saúde de Sousa realizou de 07 a 25 de outubro a 1ª etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo para todas as crianças de 06 meses a menores 05 anos, tendo o município atingindo 100% de cobertura vacinal dentro da faixa etária preconizada. E no período de 18 a 30 de novembro estaremos realizando a 2ª etapa que terá como público alvo jovens de 20 a 29 anos.

Recomendamos aos pais que mantenha atualizada caderneta de vacinação de seu filho.

Ao surgimento de febre mais exantema (manchas vermelhas na pele), coriza e/ou tosse e/ou conjuntivite, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

AMANDA OLIVEIRA DA SILVEIRA MARQUES DANTAS
Secretária de Saúde

Leia também:

VÍDEO! Mãe perde bebê e denuncia negligência em Sousa. Médico contesta

Mais 30 vagas para Sousa: IFPB prorroga inscrições gratuitas para os cursos técnicos

O mistério da morte de “Dão do Karatê” e um caso de estupro em segredo de justiça desde 2017