Durante dois dias desta semana, a Secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena, esteve visitando comunidades ciganas do município de Sousa, Sertão da Paraíba. Representantes do Governo do Estado e da Prefeitura local também estiveram reunidos com a gestora, que representa o Governo Federal.
Ligada diretamente a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Sandra Terena viu o estado de abandono do Centro de Tradições Ciganas, localizado na comunidade Pedro Maia. O prédio foi inaugurado em 2005 (gestão Salomão Gadelha) e reformado em 2009 (gestão Fábio Tyrone).
Leia mais: Justiça suspende concurso da Prefeitura de Sousa, Sertão da PB
“Vejo com muita tristeza. É uma área que está há 10 anos parada, que poderia ser usada para capacitação, trabalhar para que os ciganos pudessem ter cursos. É um espaço que está ocioso, enchendo de lixo, de sujeira, e é um espaço que não dá para a comunidade usar. Está em condições precárias”, lamentou.
Assista ao vídeo:
De origem indígena, Sandra Terena disse ainda que após dialogar com o Município e com o Estado, irá encaminhar as demandas aos ministérios do Governo Jair Bolsonaro para viabilizar soluções de políticas públicas no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos ciganos.
Leia também:
VÍDEO! Assista ao programa Cidade Notícia, edição desta quinta-feira
Sousa: DAESA anuncia que vai comprar mais de R$ 600 mil em hidrômetros