VÍDEO! “Enxergo como missão, não como fardo”, diz professora de Sousa com 35 anos de experiência

Neste Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, a professora Fátima da Silva Freitas, natural da cidade de Cajazeiras, mas atuando em Sousa há 35 anos, declarou em entrevista à TV Diário do Sertão, que os profissionais têm muito a comemorar, pois ‘colhem’ os frutos. Fatinha como é conhecida, já foi diretora e professora de vários colégios estaduais e municipais.

Leia também: VÍDEO! MP é acionado para apurar “depósito de crianças” e ameaças do prefeito de Sousa dentro de escola

A sertaneja disse que enxerga a atividade como missão, não como fardo, e revelou que não se vê em outra profissão, mas relatou que falta reconhecimento.

Assista ao vídeo:

Bullying nas escolas
A educadora contou que é comum acontecer, e revelou que chama os estudantes para conversar. “Dá certo”.

Ameaças
Sobre as ameaças divulgadas em redes sociais, ela disse que acredita que os estudantes tenham coragem de cumpri-las, e afirmou que são inocentes. “No dia seguinte gravaram um vídeo pedindo desculpas”.

Recado

“Tenho uma criança [aluno] de 11 anos, ele chega de manhã pra assistir aula e não consegue abrir os olhos”, relatou a professora sobre o estudante que passa a noite jogando no celular.

A educadora indagou: “Como é que um pai e uma mãe não está vendo uma criança a noite inteira jogando? “, disse ela assegurando que a responsabilidade é dos pais.

Momento de emoção
Perguntada sobre seu filho, conhecido empresário de Cajazeiras, Cristiano Bebidas, que faleceu de acidente há cinco anos, Fátima se emocionou, e respondeu: “Saudades. Isso abala [a profissão]. A gente sente falta”.

Fátima e o filho Cristiano

Fatinha revelou que se cobra muito, no sentido de ter sido mais rígida: “Eu devia ter brigado mais, eu devia ter tomado mais a chave do carro, eu acho que eu exigi muito pouco”.

Profissão
Como mensagem ela disse que é preciso se encantar com a profissão e aquele que não consegue que deixe. “Seguir com entusiasmo”.

Ex-alunos
Ela relembrou dos seus ex-alunos famosos: Ruy Dantas, Heron Cid, Hidroastro Bezerra e o editor deste blog.

Leia também:

Tragédia de José da Penha: empresário Gladyson Sarmento se entrega à polícia

Duas crianças e um adulto: suspeitos de sarampo estão sendo investigados em Sousa, Sertão da PB

Sousenses participam da canonização de Irmã Dulce no Vaticano

Diário do Sertão