Sousa: hospital realiza cirurgia de redução do estômago por meio de vídeo-laparoscopia

Instalado há quase 40 anos em Sousa, no Sertão paraibano, o Hospital Santa Terezinha (HST) realizou na última semana, uma cirurgia para tratamento da obesidade por vídeo-laparoscopia, conhecida como “cirurgia para redução do estômago”. Indicada para pacientes obesos, que muitas vezes sofrem com hipertensão, diabetes, apneia do sono e dores articulares, entre outros sintomas que podem levar a Infarto agudo do miocárdio, AVC e morte súbita, a cirurgia foi realizada com sucesso.

O procedimento foi feito pela equipe do próprio hospital, composta pelos anestesistas Marcos Pereira e Benício Dantas, pelos cirurgiões Marcelo Gonçalves, João Bosco Filho e Jarismar Segundo. O médico Luciano de Sousa atuou como instrumentador.

Equipe médica comemorou o sucesso da cirurgia

Dotado de uma estrutura física ampla, UTI moderna, hemodiálise e um corpo médico atualizado, o HST em parceria com o Nucleobari, através dos médicos Marcelo Gonçalves, João Bosco Filho e Jarismar Segundo iniciaram um programa multidisciplinar para tratamento da obesidade, clínico e cirúrgico.

Leia mais: VÍDEO! Famílias da tragédia de José da Penha pedem quase R$ 8 milhões de indenização a empresário que mora em Sousa

“A obesidade é uma doença que precisa ser abordada em diversas frentes, por estar relacionada ao sedentarismo, uso de medicações, genética e alimentação inadequada, ela precisa de uma abordagem multidisciplinar. Hoje, marcamos uma nova época no Santa Terezinha, iniciamos um atendimento aonde o paciente possa ter conforto e segurança. Um lugar aonde temos uma equipe de prontidão, diariamente.” Disse Dr. João Bosco.

“O nucleobari surgiu da necessidade de desenvolvermos uma rede de assistência ao paciente obeso, desde João Pessoa até o sertão do estado. E encontramos em Sousa, no Hospital Santa Terezinha, o parceiro ideal. O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgia bariátrica, segundo a OMS, a obesidade é um dos dez maiores problemas de saúde pública, agora os pacientes obesos do alto sertão paraibano terão acesso aos tratamentos mais atualizados” relatou Dr. Marcelo Gonçalves, que também é professor da UFPB.

A indicação do tratamento cirúrgico deve obedecer a parâmetros estabelecidos, ficando a critério da equipe multidisciplinar, em conjunto com o paciente, o momento e a técnica cirúrgica adequada a cada caso.

Leia também:

Sousa: Procon e MP autuam 10 agências de empréstimos por irregularidades

Escândalo: Ministério Público inicia investigação sobre diretora “fantasma” na UPA de Sousa

Duas motos: acidente causa morte de mulher na BR 230 em Sousa

Com informações de Diário do Sertão