VÍDEO! Thompson Mariz defende Marizópolis como sede do Instituto Federal de Educação do Sertão

O ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, defendeu que o município de Marizópolis seja sede do Instituto Federal de Educação do Sertão. Ele apresentou a ideia durante audiência pública realizada na cidade no último sábado (10), que discutiu o desenvolvimento integrado de municípios sertanejos, como forma de gerar emprego e riqueza para aquela região do Estado.

Leia mais: VÍDEO! Heron Cid une Zé Vieira e Zé de Pedrinho a um ponto de intersecção por Marizópolis

Thompson Mariz foi um dos responsáveis pela expansão da UFCG. Sob sua gestão, a Universidade foi descentralizada, com a implantação do campus nas cidades de Pombal, Cuité e Sumé. “É preciso interiorizar as riquezas que estão concentradas em poucas cidades. Só assim, podemos ter um Estado forte e desenvolvido, reduzindo o desemprego, a pobreza, a violência e uma série de problemas decorrentes da concentração de esforços em poucas áreas”, afirmou.

Assista ao vídeo da TV Diário do Sertão:

Para ele, Marizópolis está apta a sediar o novo Instituto Federal no Estado. O ex-reitor apontou como um dos pontos positivos, a localização do município, situado entre as cidades de Sousa e Cajazeiras, além de fazer limite com Nazarezinho e São João do Rio do Peixe, e da proximidade com os municípios de Uiraúna, São José da Lagoa Tapada e outros.

Thompson ressaltou ainda que Marizópolis está às margens da BR-230, possuindo boa capacidade de recursos hídricos – a cidade é banhada pelo açude de São Gonçalo e estrategicamente localizada entre os rios do Peixe e Piranhas – e outras condições de infraestrutura favoráveis para abrigar um novo centro educacional na Paraíba.

A audiência pública realizada sábado, dia 10, na Câmara Municipal de Marizópolis, resultou na criação de um Fórum Permanente de Desenvolvimento da Região, chamado de “Projeto Intersecção”, envolvendo as cidades de Marizópolis, Sousa, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada. A proposta compõe a Carta de Marizópolis, documento formatado a partir das discussões da audiência.

O encontro reuniu prefeitos, vereadores, deputados estaduais e pesquisadores e foi idealizado pelo jornalista marizopolense Heron Cid. Ele defendeu que o Fórum construa iniciativas a partir dos pontos em comum entre os municípios. “Queremos debater a criação de oportunidades consorciadas, que possam resultar em desenvolvimento integrado e gerar emprego, renda e riqueza para a região”, explicou.

Leia também:

MP instaura inquérito para apurar morte de criança de três anos em Sousa. CRM será notificado

Acusado de engravidar portadora de deficiência mental em Sousa tem recurso negado pelo TJPB

Oportunidade: UNIPRO oferece mais de 20 cursos para jovens de Sousa e região