MP abre investigação contra o Hospital Regional de Sousa para apurar morte de criança de 3 anos

O Ministério Público da comarca de Sousa, Sertão paraibano, instaurou na última quinta-feira (1º), uma notícia de fato para apurar a conduta do Hospital Regional de Sousa, que teria, em tese, causado a morte do menino de iniciais A.M.D.S., de três anos de idade. O procedimento foi aberto pelo promotor de justiça Manoel Pereira de Alencar, da promotoria da Infância e da Adolescência.

O caso foi denunciado na semana passada pelos pais da vítima. A advogada Thamiles Linhares, que patrocina a defesa de uma ação de indenização movida pelo vigilante André Dantas de Araújo e pela dona de casa Flávia Félix da Silva disse ao Blog do Levi que houve negligência, irresponsabilidade e imprudência do hospital sousense nas ocasiões em que o paciente foi atendido e a equipe médica não observou os sintomas de apendicite.

Leia mais: VÍDEO: médica esclarece sobre parto no chão em Sousa. “É procedimento humanizado”

A criança faleceu quatro dias depois que foi transferida para o Hospital Infantil de Patos, onde foi submetida a uma cirurgia, mas não resistiu.

Assista ao vídeo dos pais do menino:

Assista ao vídeo da advogada de André e Flávia:

Confira nota de esclarecimento do HRS:

O Hospital Regional de Sousa, esclarece acerca do atendimento prestado ao menor A. M. D. S. nesta unidade hospitalar nos dias 19 e 20 do corrente mês.

No dia 19 de julho, o menor deu entrada no setor Materno Infantil com histórico de episódio de vômito e dor abdominal. Realizado atendimento médico e ao exame físico paciente com abdome flácido e sem dor a palpação, medicado conforme prescrição médica.

No dia 20 de julho, o paciente continuou queixando- se de dor abdominal, vomito e diarréia, afebril, verificado sinais vitais, realizado hemograma, exames de imagens como ultrassonografia e tomografia de abdome e exame físico para investigação de apendicite, que é palpação abdominal constatou-se sinal de Blumberg negativo.

O sinal de Blumberg é um dos sinais clássicos da medicina e sua presença representa inflamação peritoneal, e é muito sugestivo do diagnóstico de apendicite.

Após o resultado a criança foi reavaliada pelo médico e internado na clínica pediátrica com hipótese diagnostica de enteroinfecção.

A. M. D. S. não apresentou melhora ao tratamento e foi encaminhado para o eixo vermelho da Unidade para ter um suporte avançado e logo em seguida regulado para o Hospital Infantil de Patos que é nossa referência para UTI pediátrica e cirurgia pediátrica.

Hospital Regional de Sousa – Direção Geral

Leia também:

Sousa: MP recorre contra decisão que negou liminar com pedido de reforma de unidades prisionais

VÍDEO! De Zé para Zé: “é bom ele acreditar que o defunto está vivíssimo”

H1N1 ou pneumonia? Criança de seis anos é transferida do Hospital Regional de Sousa para Patos